Banca de DEFESA: ECILIA BRAGA DE OLIVEIRA

DISCENTE: ECILIA BRAGA DE OLIVEIRA
DATA: 04/06/2021

A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: entre a escola e as práticas socioculturais em uma comunidade  ribeirinho-quilombola.

Produção Textual; Narrativas autobiográficas; Práticas socioculturais; Identidade ribeirinho-quilombola.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa se propõe a analisar a produção textual no Ensino Fundamental a partir de narrativas autobiográficas em uma escola situada em uma comunidade ribeirinho-quilombola, tendo como ponto de partida as práticas socioculturais que envolvem os alunos do 8o ano. O percurso tem como perspectiva trabalhar a identidade dos educandos enquanto agentes de transformação de si e do mundo que os cerca, partindo da realidade vivenciada por eles ao conhecimento mais amplo que dialogue com outras realidades. A experiência didática inicial, a geração de dados e a diagnose ocorreram no período entre abril e dezembro de 2019. Tomando-se como base e fundamentação de estudo autores como Bakhtin (1997, 2012, 2016), Menegassi (2010, 2016), Lopes-Rossi (2005;2008), entre outros que discutem e analisam o trabalho com o texto em sala de aula, bem como Thiollent (2011) e Angrosino (2009) que reconhecem a pesquisa etnográfica como metodologia que nos possibilita conhecer os sujeitos e seus mundos. A proposta de intervenção contempla práticas de leitura, escrita e análise linguística em sala de aula. Tem a finalidade de despertar novas discussões, colaborando para uma maior atenção à produção de texto nas escolas, em especial na escola do campo, uma vez que se tornou notável a necessidade de inovações metodológicas em aulas destinadas à produção textual em comunidades que ainda estão se apropriando mais frequentemente da modalidade escrita da língua. Não obstante, reconhecer a tríade oralidade, leitura e escrita para o melhor desempenho nas aulas de produção textual, visto que aqui, especificamente, será dada mais atenção à produção escrita e oral – o que, obviamente, não descarta a importância da leitura como fator relevante principal na absorção de conhecimentos e diálogos que despertem a relação entre teoria e prática, entre o que está sendo dito e o que se vivencia, de fato, nas práticas socioculturais. Espera-se com isso contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de um melhor desempenho e do protagonismo do aluno como produtor textual seja ele oral ou escrito. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se pela tessitura metodológica da pesquisa ação, linha de pesquisa, cuja função é resolver problemas com vistas na transformação. A análise de dados foi realizada a partir do questionário e do texto inicial que permite entender como estão as escritas desses alunos. Desse modo, pensar nos fatores que contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas estimulantes e motivadoras no processo de ensino e aprendizagem da escrita na Língua Portuguesa em escolas do campo subsidia alunos dessas áreas a atuarem mais produtivamente em espaços sociais que exigem o domínio dessa forma de uso da língua.

Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Interno - 2570132 - MARCIA ANDREA ALMEIDA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - NEUSA INÊS PHILIPPSEN
Notícia cadastrada em: 31/05/2021 20:23