Banca de DEFESA: ADRIANO NASCIMENTO SILVA

DISCENTE: ADRIANO NASCIMENTO SILVA
DATA: 02/06/2021

A INTERFACE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA NA PRODUÇÃO DO GÊNERO DIGITAL VIDEOBLOG

Ensino; Oralidade; Leitura; Gênero; Vlog.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa analisa o Videoblog (Vlog), um gênero discursivo digital, como um recurso para trabalhar com alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no município de Santo Antônio do Tauá - Pará, a partir de uma interface entre a oralidade, a leitura e a escrita. É importante destacar a necessidade de os alunos avançarem nos aspectos da produção escrita e oral, uma vez que muitos apresentam dificuldades ao elaborarem textos escritos e adequarem a oralidade em diferentes contextos. Nesse sentido, chegamos à hipótese de que a inserção do Vlog contribui para o ensino da Língua Portuguesa de maneira mais reflexiva, pois é preciso utilizar da oralidade, da leitura e da escrita para essa produção de forma responsável. Partindo desse pensamento, temos como objetivo geral analisar a relação entre os aspectos da oralidade, da leitura e da escrita no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, em atividades que utilizam o gênero discursivo Vlog. Como objetivos específicos destacamos: verificar as dificuldades dos discentes nos processos de oralidade, leitura e escrita, utilizar o gênero Vlog como um recurso às práticas de ensino por meio de atividades orais e escritas, elaborar um produto educacional a partir das análises da diagnose. Para ancorar a pesquisa, evidenciamos os estudos do círculo de Bakhtin que abordam as questões da linguagem e do dialogismo, as contribuições de Moura e Rojo (2012;2019), na importância das novas tecnologias ao ensino e nas questões sobre multiletramentos na escola, Menegassi (2010;2016), nos aspectos da leitura, escrita e reescrita e Ataliba (2017), no repertório sobre os Vlogs. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativo-interpretativa de natureza aplicada com traços etnográficos. Seguimos estas etapas: questionários aos alunos, participação em palestras, visita ao museu e ao igarapé Tauá, ensaio, produção do gênero Roteiro de Apresentação e gravação dos Vlogs. Os dados nos mostraram que os alunos avançaram nos processos da oralidade, da leitura e da escrita, sendo favorável a inserção desse gênero nas aulas. Com essas observações elaboramos o produto educacional Manual do professor – Produção de Videoblog baseado no Projeto de leitura e escrita de Lopes-Rossi (2008), com adaptações. Assim, os dados apresentados nesta pesquisa contribuíram para entender o que era necessário apresentar como uma estratégia de ensino diante das dificuldades apresentadas pelos alunos e possibilidades de avanços nos processos de oralidade, leitura e escrita.

Externo à Instituição - ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Interno - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Notícia cadastrada em: 27/05/2021 16:28