Banca de DEFESA: MÁRCIA FABRINA OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: MÁRCIA FABRINA OLIVEIRA SILVA
DATA: 28/05/2021

FORMAÇÃO DO LEITOR NOS DIÁLOGOS COM AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: contação de histórias e mediação de leitura.

Formação leitora; Contação de histórias; Mediação de leitura; Práticas socioculturais.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa está relacionada à formação do leitor pautada nas narrativas que envolvem as práticas socioculturais de comunidades situadas em Concórdia do Pará. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória cujas principais estratégias utilizadas foram a contação de histórias e a mediação de leitura, com uma turma do 7o ano do Ensino Fundamental, no ano de 2019. O objetivo consistia em analisar de que maneira a contação de histórias e a mediação de leitura potencializavam a formação leitora dos alunos, tendo como base as narrativas das comunidades e as já recorrentes na literatura infantojuvenil. O estudo, enquanto análise qualitativa, está apoiado em Thiollent (2011), uma vez que propõe a aplicação de práticas interventivas. Quanto à fundamentação teórica, aos conceitos de leitura e leitor, assim como ao trabalho com a literatura em sala de aula, o mesmo se respalda em Menegassi (2010), Iser (1996), Jauss (1994), Chartier (1998), Todorov (2009), Colomer (2007) e Petit (2009). No que diz respeito à contação de histórias, oralidade e práticas socioculturais, há estudos apoiados em Busatto (2012, 2013), Zumthor (1993, 2014) e Freire (1981, 1989, 2013). Há ainda em Bakhtin (1997), Bakhtin e Volóchinov (1997) reflexões alicerçadas na perspectiva dialógica da linguagem. As etapas da pesquisa desdobraram-se em: contação de histórias e leitura de obras literárias; socialização das experiências de leitura e escuta; visita ao Ateliê Cravo & Canela/socialização da visita e narração de histórias e causos oriundos das comunidades e bairros nos quais residem os alunos. Os dados resultantes indicam que os discentes apresentam um nível de compreensão literal em se tratando de leitura, evidências questionadas e contra-argumentadas por autores provenientes da Estética da Recepção. Além do mais, o estudo revelou que a leitura e escuta de histórias mostram-se agradáveis aos discentes no que tange à ficção e ao enredo, o que permite afirmar que as práticas de contação de histórias próprias de suas localidades, contribuem para o seu desenvolvimento enquanto leitores, uma vez que evidenciam saberes provenientes de sua realidade, promovem a produção de sentidos, a autonomia e ampliam sua bagagem cultural. Desse modo, a partir dos resultados obtidos, formulou-se um Produto Educacional apoiado na prática de atividades relacionadas às concepções de leitura, estas ancoradas na interação autor-texto-leitor e, assentadas ainda, em ações que potencializem o desenvolvimento do aluno-leitor, como a contação de histórias e mediação de leitura.

Interno - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Externo à Instituição - SIMONE CRISTINA MENDONCA
Notícia cadastrada em: 27/05/2021 15:30