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Banca de DEFESA: RITA DE CÁSSIA DAMASCENO BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RITA DE CÁSSIA DAMASCENO BARBOSA
DATA: 11/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Gamificação e escrita: experiência de aprendizagem gamificada para produção textual

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura; Escrita; Responsividade; Argumentação; Gamificação.


PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O presente trabalho propõe realizar, à luz da Linguística Aplicada, um estudo teórico-metodológico sobre a manifestação responsiva ativa na produção textual de alunos do 9º ano do ensino fundamental, a partir do trabalho com os gêneros discursivos artigo de opinião e comentário de leitor, na interface argumentativa, por este recurso fazer parte da vida em sociedade e meio pelo qual os alunos se inserem como sujeitos nas diversas
práticas sociais das quais participam, sejam elas em ambiente escolar, familiar ou em ambiente digital. Para efetivá-lo, partiu-se da seguinte problemática: Como as atividades elaboradas com base em mecânicas de jogos, Gamificação, podem contribuir para a manifestação responsiva ativa discente na produção de gêneros discursivos? Para responder a esse questionamento, foi elaborado um produto educacional direcionado à produção textual de gêneros argumentativos, adaptado do projeto de leitura e escrita de gêneros discursivos de Lopes-Rossi (2008), composto por atividades organizadas com mecânicas de jogos – Gamificação, que buscou confirmar/negar duas hipóteses: a)atividades gamificadas, por terem como finalidade o engajamento e a motivação para a solução de problemas, colaboram para a manifestação da responsividade ativa dos alunos do 9º ano na produção textual dos gêneros artigo de opinião e comentário de leitor; b) os alunos manifestam responsividade ativa durante as atividades que envolvem a reescrita dos textos. Definimos como objetivo principal verificar a manifestação responsiva ativa discente na produção textual dos gêneros discursivos artigo de opinião e comentário de leitor, entendendo aqui como atitudes responsivas, o comportamento verbal que os alunos assumem em resposta às atividades implementadas pelo professor, e como objetivos específicos: a) averiguar se as atividades gamificadas, as quais envolvem agência dos discentes na construção dos conhecimentos, colaboram para uma atitude responsiva ativa dos alunos na construção da argumentação; b) verificar a manifestação responsiva na produção de gêneros discursivos, durante o processo de revisão e reescrita dos textos. Para fundamentação teórica nos baseamos nos princípios do pensamento do Círculo de Bakhtin sobre a natureza dialógica da linguagem e a responsividade, bem como em teóricos e pesquisadores que desenvolvem trabalhos relacionados à produção textual em sala de aula nessa perspectiva como Geraldi (1996), Sercundes (2004), Fiad e Mayrink-Sabinson (2019) e Menegassi (2016); os estudos sobre multiletramentos de Street (2013, 2014), Kleiman (1995), Soares (2006), Rojo e Moura (2012) e  Rojo e Barbosa (2015), Alves (2015) e Paula (2016) sobre Gamificação como prática pedagógica. A investigação se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com base no interpretativismo, de caráter propositivo e de natureza
aplicada, em que os resultados obtidos a partir da análise diagnóstica realizada no início da pesquisa serviram como base para a elaboração do produto educacional, no intuito de colaborar para a manifestação responsiva ativa dos alunos na construção da argumentação durante o processo de produção textual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Interno - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Externo à Instituição - JOSÉ LEONILDO LIMA
Notícia cadastrada em: 20/05/2021 22:00
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