Banca de QUALIFICAÇÃO: DEMIANY CRISTINA DA SILVA CURSINO

DISCENTE: DEMIANY CRISTINA DA SILVA CURSINO
DATA: 16/10/2020

O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA NA ESCRITA ESCOLAR

Variação e ensino; Apagamento do r. Fala e escrita.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este trabalho investiga o apagamento do r em posição de coda no final de palavras em textos de alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Ananindeua. À luz da Sociolinguística Variacionista, procedeu-se a uma análise de cunho variacionista em textos do gênero conto, produzidos em contexto de sala de aula, com o objetivo de observar o uso (ou não), por parte dos alunos, do r em final de palavras e a interferência da fala na ocorrência desse fenômeno. A análise dos grupos linguísticos e extralinguísticos visa à identificação dos fatores que efetivamente favorecem a ocorrência do fenômeno em estudo, de modo a servir de informação para a elaboração de uma proposta didático-pedagógica de intervenção que possa auxiliar o professor e possibilitar ao aluno a ampliação de sua competência comunicativa e repertório linguístico sobre o tema em questão. Os textos foram coletados em sala de aula após a leitura e discussão de um conto que serviu de base para a produção dos alunos. Realizou-se uma análise quantitativa dos dados provenientes dos textos dos alunos por meio do programa de regra variável GoldVarb X que mostrou significativa influência de fatores como sexo, extensão do vocábulo e o tipo da vogal que antecede o rótico para a ocorrência do fenômeno. Com base nos resultados obtidos e nas reflexões sobre ensino de Língua Portuguesa, elaborou-se uma proposta de intervenção com  objetivo de oferecer a professores e alunos uma alternativa de estudo do objeto em análise que leve o aluno a refletir e operar sobre a linguagem, fazendo uso mais consciente das regras do uso do r em final de palavras em situações de maior ou menor monitoramento, segundo as intenções e propósitos comunicativos.

Externo à Instituição - ANDRÉ PEDRO DA SILA
Presidente - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
Externo ao Programa - 6328015 - MARILIA DE NAZARE DE OLIVEIRA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 08/10/2020 19:14