Banca de DEFESA: JACIRA DA COSTA BAIA

DISCENTE: JACIRA DA COSTA BAIA
DATA: 22/09/2020
LOCAL: Via Videoconferência

LEITURA NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NOS ENTREMEIOS DAS MEMÓRIAS DE ALUNOS DA EJA EM PORTEL - PARÁ

Análise do Discurso; Leitura; Relatos de Memórias; Educação de Jovens e Adultos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta pesquisa consiste em estudos acerca da prática de leitura na perspectiva discursiva numa turma de 4o ciclo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal, na cidade de Portel-Pará. Problematiza-se a dificuldade de tais alunos para realizarem uma leitura de textos que aponte para a multiplicidade de sentidos, o que resulta, muitas vezes, na institucionalização de um discurso de que alunos da EJA “não sabem” ler nem escrever. Na busca por se romper com esses discursos que se propagam na escola, e que acabam sendo reproduzidos pelos próprios alunos, realizamos a presente pesquisa-ação com análise qualitativa dos dados, ancorada sobretudo na teoria da Análise do Discurso de linha francesa. Baseamo-nos nas concepções de Foucault (1987, 1996), Pêcheux (1995), Orlandi (1993, 1996, 2012, 2015), Fernandes (2008), Cunha (2011), dentre outros. Partimos da hipótese de que um trabalho com a leitura de relatos de memórias de alunos da EJA, numa perspectiva discursiva, pode possibilitar aos alunos a leitura focada nos sentidos múltiplos do texto, considerando-se os aspectos sócio-históricos e, ainda, promover a valorização dos textos produzidos pelos alunos, muitas vezes considerados na escola como textos “sem sentido”. Temos como objetivo geral compreender o discurso como constituinte e constituído pelos sujeitos-alunos e, assim, determinar as produções de sentidos dos textos, a fim de pensarmos as relações de poder que aparecem entre os saberes trazidos pela escola e os saberes encontrados nas enunciações dos sujeitos-alunos da EJA, daí buscarmos possibilidades para uma prática de leitura múltipla que valorize os saberes trazidos pelos alunos. À vista disso, realizou-se um trabalho com a leitura de relatos de memórias de alunos da EJA, numa perspectiva discursiva, tendo como objeto os textos produzidos pelos alunos de uma turma do 4o ciclo e lidos por outra, do mesmo ciclo, da mesma escola onde foi realizada a pesquisa. Inicialmente, propomos uma atividade diagnóstica para análise do processo de produção de sentidos, ou seja, da leitura realizada por parte dos sujeitos da pesquisa ao lerem relatos de memórias de outros alunos. Com base nos resultados das análises, em que constatamos que a leitura ficava mais na repetição dos sentidos explícitos no texto, realizamos cinco oficinas de leitura cujo objetivo foi proporcionar aos sujeitos-alunos o acesso a outros saberes importantes para que pudessem ler com diferentes possibilidades de sentido, para além do dito, de uma previsível transparência da linguagem. Na análise do corpus, consideramos algumas categorias de análise: enunciado, discurso, sujeito, identidade, memória e formação discursiva. A partir da análise de dados coletados pós-intervenção, constatamos que a maioria dos sujeitos-alunos, estabeleceu maior conexão da leitura com o seu contexto sócio-histórico, saindo do campo da paráfrase para apontar para uma leitura em que os sentidos se multiplicam, o que podemos chamar de leitura polissêmica.

Interno - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Presidente - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA
Externo à Instituição - NILSA BRITO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 15/09/2020 15:31