Banca de QUALIFICAÇÃO: NIVEA LAIS MARQUES DA COSTA ROCHA

DISCENTE: NIVEA LAIS MARQUES DA COSTA ROCHA
DATA: 29/09/2020
LOCAL: Via videoconferência

CÍRCULOS DE LEITURA: o texto literário no 9º ano do Ensino Fundamental"

Círculos de leitura. Leitura literária; Ensino fundamental; Estratégias de leitura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O presente trabalho visa à formação de leitores literários em uma turma de 9o ano de uma escola estadual situada no distrito de Icoaraci (Belém/Pa). Em busca de alcançar tal objetivo, partiu-se da proposta dos “círculos de leitura”, como sistematizada por Cosson (2017) a partir de Daniels (2002), a qual foi readequada às particularidades da turma. Nesta, os encontros serão realizados semanalmente, na sala de aula, durante os dois horários de Língua Portuguesa, às quintas-feiras, perfazendo um total de oito reuniões com duração de noventa minutos cada uma, num período de dois meses. A partir questionário respondido pelos alunos, que identificou “aventura” e “terror” como os temas preferidos deles, selecionou-se uma lista de cinco obras – Contos extraordinários (Edgar Allan Poe), A Ilha do tesouro (Robert Louis Stevenson), Percy Jackson e os Olimpianos (Ricky Riordan), Visagens e Assombrações de Belém (Walcyr Monteiro) e Terror na Amazônia (uma coletânea de contos organizada por Girotto Brito) – entre as quais uma será escolhida para ser lida e discutida nos encontros. Os primeiros capítulos do livro escolhido serão lidos pelo professor na sala de aula, enquanto se explicitará, a medida que o texto propiciar as estratégias de leitura mencionadas por Souza e Girotto (2011). Os demais capítulos da obra serão lidos de forma intercalada, alguns em casa e outros em sala. Desse modo, esse trabalho busca aproximar esses alunos da leitura literária, uma vez que, segundo nos mostraram as respostas da diagnose, a leitura não faz parte do convívio familiar de todos eles. Este trabalho está embasado eoricamente em Cândido (2004), Todorov (2009), Cosson (2017,2018), De Maria (2016), Daniels (2002), Colomer (2007), Rezende (2013), Dalvi (2013), Aguiar (2013), Yunes, (1999, 2009), Bajour (2012), Souza e Girotto (2011) e Thiollent (2011). Ao fim dessa pesquisa, esperam-se resultados favoráveis quanto à participação e desempenho da turma na leitura da obra escolhida.

Presidente - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Interno - 1153617 - GERMANA MARIA ARAUJO SALES
Interno - 1153134 - MARLI TEREZA FURTADO
Notícia cadastrada em: 15/09/2020 14:01