Banca de DEFESA: CLAUDEMIR ALMEIDA DA PAES

DISCENTE: CLAUDEMIR ALMEIDA DA PAES
DATA: 31/08/2020

A CRIATIVIDADE NA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Criatividade; Produção Textual; Escrita Criativa; Leitura; Literatura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Este trabalho propõe investigar o lugar da criatividade na educação formal, em particular nas aulas de Língua Portuguesa da escola de ensino fundamental, a fim de construir propostas de abordagens e atividades que promovam a criatividade na leitura e produção de textos narrativos curtos de 31 alunos do 6o ano de uma escola municipal de Breves (PA), localizada na ilha do Marajó. O estudo adota como posição metodológica a pesquisa-ação (THIOLLET, 2001) e envolveu, além do levantamento e leitura da bibliografia pertinente ao tema, o uso de instrumentos exploratórios preliminares – um questionário e uma sequência de atividades do livro didático – para avaliar a leitura e produção criativa de textos narrativos pelos alunos e a consequente elaboração de uma proposta de atividades. Esta dissertação parte da discussão do complexo conceito de criatividade, sua evolução no pensamento ocidental e sua relação com a Educação formal a partir, principalmente, dos estudos de Alencar (2003, 2018, 2019), Lubart (2007) e Vigotski (1998); segue pelas questões ligadas ao ensino da leitura e da escrita, adotando Geraldi (2010), Kleiman (2000), Maria (2016) e Colomer (2007), além de Rodari (1982) para os aspectos da escrita criativa; ainda, descreve o contexto da pesquisa e apresenta os resultados da pesquisa exploratória; até concluir com a proposta de atividades para a promoção da criatividade na (e através da) leitura e redação de textos narrativos. A proposta prevê 14 encontros semanais com 1h30 de duração, com leitura de textos da cultura oral do município (“Mário Curica perdeu um olho”), uma narrativa de Drummond (“A incapacidade de ser verdadeiro”) e as Reinações de Narizinho de Lobato e produção e socialização de textos dos alunos por meio de varais literários e plataformas virtuais.

Presidente - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Externo à Instituição - ÉRIKA KELMER MATHIAS
Notícia cadastrada em: 24/08/2020 16:29