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Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL NICACIO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL NICACIO DE SOUSA
DATA: 08/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

UM ESTUDO DAS FORMAS DE ARTICULAÇÃO EM TEXTOS ESCRITOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Articuladores textuais. Textos narrativos. Textos expositivo-argumentativo. Produção escrita.


PÁGINAS: 146
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Nas atividades com a escrita, uma das inquietações do professor de Língua Portuguesa é a dificuldade dos alunos decorrente do seu conhecimento incipiente sobre argumentação e dos recursos linguísticos que sinalizam a articulação dos segmentos do texto dissertativo-argumentativo. Em vista desse problema desse problema, o presente trabalho apresenta como tema “os articuladores textuais na produção de alunos do ensino fundamental – séries finais”. Duas possíveis hipóteses se propõem para a situação problema ora instaurada: a não exposição
adequada, durante o processo de ensino-aprendizagem, a esses recursos coesivos /discursivos é um fator que concorre para essa dificuldade; a submissão ao conhecimento suficiente das formas de articulações, num amplo trabalho que envolva não somente produção escrita, mas também leitura, composição, análise linguística, dentro da perspectiva de um trabalho com gêneros discursivos, pode vir a atenuar o problema. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver, com alunos de 8o ano, uma experiência de ensino acerca dos articuladores textuais na produção escrita. Como objetivos específicos, propõem-se compreender em que consiste o conhecimento dos alunos sobre as possibilidades de articulação textual quer na construção de relações sobre estado de coisas do mundo, quer na formulação de enunciados com orientação argumentativa; avaliar como o material didático adotado pela escola (contexto desta pesquisa) aborda o fenômeno de articulação textual; exercitar o conhecimento dos alunos acerca dos articuladores textuais por meio de atividades de leitura e de análise linguística de modo a lhes possibilitar a descoberta da funcionalidade desses elementos da língua em uso; promover atividades que concorram para a competência textual-discursiva dos alunos quanto à produção de
textos argumentativos, ampliando sua capacidade de argumentar com recursos da língua. As bases teóricas deste trabalho estão pautadas em teóricos como Ducrot (1977), Bronckart (2007), bem como em estudiosos que têm se ocupado em debater fenômenos de textualização, como Koch (1995, 2009, 2011), Koch e Elias (2016), Val (1999), Antunes (2003). Em termos metodológicos, considerando os objetivos da pesquisa e tendo como suporte as considerações de Gil (2002) e Brandão (1999) a opção foi por realizar uma pesquisa participante; além disso, adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa com base nos postulados Ludke e André (2013) e Creswell (2010). Os dados preliminares coletados para este trabalho são oriundos de oficinas implementadas em sala de aula, analisados dentro dos critérios estabelecidos para esta pesquisa. Em relação à proposta didática, apoiados nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e pautada na proposta de Lopes-Rossi (2002), que põe em pauta as três práticas de linguagem, planejou-se um caderno de atividades de cunho didático intitulado Reflexões sobre o uso dos articuladores textuais para o 8o ano. Quanto ao gênero discursivo, optou-se por dois tipos: os de base narrativa e os de base expositivo-argumentativa, o que abre uma maior oportunidade ao emprego dos articuladores textuais, objeto desta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1945974 - ANGELA FABIOLA ALVES CHAGAS
Presidente - 326290 - IACI DE NAZARE SILVA ABDON
Interno - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 24/08/2020 14:57
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