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Banca de DEFESA: SUELEM CRISTINA SILVA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELEM CRISTINA SILVA BEZERRA
DATA: 27/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

COMPREENSÃO E CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES DE CAUSALIDADE COM VALOR ARGUMENTATIVO: PROPOSTA DE ENSINO PARA ALUNOS DO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Relações de causalidades; Funcionalismo linguístico; Argumentatividade; Estratégias de ensino;


PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Desenvolve-se esta pesquisa, que trata do tema “relações de causalidade”, com base em um teste de diagnose que buscou obter respostas a problemas surgidos em um contexto específico de sala de aula. Diante dos resultados, formalizou-se o problema, que versa sobre a competência linguístico-cognitiva dos alunos do 8o ano ao processarem (na leitura e na escrita) relações de causalidade e sobre a competência de compreender e de instanciar (na produção escrita) estas relações que servem à orientação argumentativa do discurso. O objetivo geral é desenvolver nos alunos do 8o ano do ensino fundamental a capacidade de reconhecer e instanciar as relações de causalidade no domínio semântico em que são interpretadas e no seu valor argumentativo. Como objetivos específicos constam: (1) identificar, a partir de um teste de diagnose, em que consiste o conhecimento dos alunos relativamente à interpretação da causalidade em seus diferentes domínios semânticos, e à produção de discurso em que façam uso de estratégias argumentativas construídas com base nessa relação; (2) levar os alunos a compreender, por meio de uma proposta didática, como se interpretam as relações de causalidade em diferentes domínios semânticos e como essas relações têm potencial para construir a argumentatividade em textos; (3) estimular a capacidade dos alunos de, ao desenvolverem a orientação argumentativa na produção de
seus textos, estabelecer relações de causalidade apropriadamente. Adotam-se como base teórica as contribuições de Sweetser (1990), Neves (2000, 2001), Abdon (2004), no que tange à compreensão do fenômeno da causalidade do ponto de vista funcionalista; e os estudos de Fiorin (2015) e Koch (2006), os quais permitem mobilizar o aspecto argumentativo da noção de causalidade. Apresenta-se ainda a perspectiva gramatical do conceito de causa, referenciando Cunha & Cintra (2008), Bechara (2009), Castilho (2010).
Do ponto de vista metodológico, desenvolve-se uma pesquisa-participante, pois a realização deste trabalho permitiu o envolvimento direto entre a pesquisadora e os sujeitos estudados, bem como faz-se opção por um abordagem descritivo-qualitativa de caráter diagnóstico, pela qual se realiza um trabalho pautado na observação, investigação e interpretação de um produto que reflete a própria prática docente. E adota-se como
procedimentos, entre outros, a construção de um caderno pedagógico com uma proposta de ensino voltada para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS GOMES
Externo ao Programa - 1152797 - FATIMA CRISTINA DA COSTA PESSOA
Presidente - 326290 - IACI DE NAZARE SILVA ABDON
Notícia cadastrada em: 18/08/2020 16:20
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