Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO NASCIMENTO SILVA

DISCENTE: ADRIANO NASCIMENTO SILVA
DATA: 15/05/2020

O GÊNERO DIGITAL VIDEOBLOG E AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO DO TAUÁ: A INTERFACE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA

Vlog; Oralidade; Escrita; Mediação; Práticas socioculturais.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa apresenta o gênero digital Videoblog (Vlog) como uma possibilidade de trabalho relacionado ao ensino de Língua Portuguesa, a partir da tríade: oralidade, leitura e escrita, pois o ensino apresenta desafios, já que muitos alunos terminam o Ensino Fundamental (EF) e não alcançam as competências e habilidades para esta etapa, além de não terem as suas práticas socioculturais valorizadas pela escola. Para isso, objetiva-se analisar os processos de produção oral e escrita, que serão efetivados a fim de ter como resultado final a gravação de Vlogs pelos alunos. Além disso, apresentar o gênero digital Vlog aos alunos como recurso ao processo de ensino-aprendizagem. Como movimento inicial neste trabalho, desenvolvemos uma pesquisa-piloto com discentes do 8º ano do EF, de uma escola pública situada no município de Santo Antonio do Tauá, no estado do Pará. É importante destacar a necessidade de os alunos avançarem nos aspectos da produção escrita, uma vez que têm dificuldades para a produção de textos escritos e ausência de marcadores de coesão e coerência textual, ademais ampliar seus repertórios argumentativos por meio das pesquisas efetivadas, o que dará maior segurança a falarem em um contexto que se precisa divulgar informações verídicas, já que vivemos em uma época em que há inúmeras fake news sendo publicadas e devem ser desconstruídas, o que pode mudar realidades e identidades em uma “época líquida”. Destacamos também o celular (uma das tecnologias móveis) a favor do processo educacional e não apenas como entretenimento, questões estas mediadas pelo professor, já que a interação é um processo o qual contribui para o ensino, pois há uma maior relação entre esses sujeitos e as ações desenvolvidas. Para ancorar a pesquisa, evidenciamos os estudos de Bakhtin (2012) que abordam as questões da linguagem e os processos de interação, as contribuições de Xavier (2005) sobre a importância das novas tecnologias no ensino, Rojo (2012) nas questões sobre multiletramentos na escola, Koch (2016) nos aspectos de coesão textual e a sua relação com o estabelecimento de sentidos no texto, Menegassi (2016) com a mediação do professor nos processos de escrita e reescrita, Ohuschi (2019) nos quesitos de revisão e reescrita, Ataliba (2017) para a construção de sentido nos Vlogs. Acerca da metodologia, desenvolvemos uma pesquisa-ação e seguimos as etapas: aplicação de questionários aos alunos, participação em palestras, produção do gênero relatório e do roteiro de apresentação, reescrita textual, oficinas de teatro e gravação dos Vlogs. É importante frisar que ao se tratar de uma pesquisa-ação, André (2012) elaboramos uma proposta de intervenção com o intuito de avançar no que ainda é um problema para formação educacional dos alunos. Assim, os dados apresentados na pesquisa contribuíram para entender o que era necessário planejar em termos de atividades para efetivar a proposta de intervenção.

Externo à Instituição - ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Interno - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Notícia cadastrada em: 30/04/2020 00:38