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Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA FABRINA OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA FABRINA OLIVEIRA SILVA
DATA: 14/05/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

FORMAÇÃO DO LEITOR NOS DIÁLOGOS COM AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: contação de histórias e mediação de leitura.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação leitora; Contação de histórias; Mediação de leitura; Práticas socioculturais.


PÁGINAS: 132
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A presente pesquisa está relacionada à formação do leitor pautada nas narrativas que
envolvem as práticas socioculturais da comunidade de Concórdia do Pará. Para
tanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória cujas principais estratégias
utilizadas foram a escuta, a contação de histórias e a mediação de leitura, com uma
turma do 8o ano do Ensino Fundamental no período de abril a dezembro de 2019. O
objetivo geral foi analisar de que maneira a escuta, a contação de histórias e a
mediação de leitura potencializavam ou não a formação leitora dos alunos, tendo
como base as narrativas das comunidades e as já recorrentes na literatura
infantojuvenil. Quanto aos objetivos específicos, os mesmos desdobram-se em:
verificar e categorizar o nível de leitura apresentado pelos sujeitos investigados a
partir das práticas de escuta de histórias e leitura ; identificar os aspectos
socioculturais presentes nas narrativas provenientes das comunidades às quais
pertencem os discentes e evidenciar e analisar estratégias cognitivo-conversacionais
nas narrativas orais dos estudantes. A investigação tem embasamento nos estudos
de Busatto (2012), que trata da importância da contação de histórias na formação
humana e escolar. Bettelheim (2002), sobre a relevância dos contos folclóricos no
processo de significação pessoal e no autoconhecimento. Freire (1989,1981,2013),
na proposta de uma educação pautada na leitura de mundo do aluno e na sua
recriação e senso crítico a partir da leitura da palavra. Menegassi (2010), que propõe
o trabalho com a leitura a partir de perguntas de leitura alicerçadas na interação
autor-texto-leitor; a perspectiva dialógica da linguagem baseada em Bakhtin
(1997,1997); Koch (2014), com estudos sobre a natureza do texto falado; Zumthor
(2014), que apresenta estudos da performance e da poética oral. E por fim, Todorov
(2009) e Lajolo (2011), ao tratarem da formação leitora e da valorização da literatura.
As hipóteses configuram-se nos seguintes questionamentos: as práticas da escuta,
da contação de histórias e da leitura potencializam a formação leitora dos alunos do
ensino fundamental? A mediação e as estratégias de leitura contribuem de modo
relevante no desenvolvimento do aluno-leitor? O trabalho e valorização das práticas
socioculturais contribuem para tal formação? As etapas da pesquisa exploratória
foram as seguintes: contação de histórias e leitura de obras literárias infantojuvenis;
socialização das experiências de leitura e escuta; visita ao Ateliê Cravo &
Canela/socialização da visita e narração de histórias e causos oriundos das
comunidades e bairros nos quais residem os alunos. Os resultados preliminares
apontados pela diagnose indicam que os alunos apresentam um nível de
compreensão literal em se tratando de leitura; revelam ainda, que a leitura e escuta
de histórias mostra-se agradável no que tange à ficção e enredo, e nos permite ainda
afirmar que as práticas de contação de histórias próprias de suas localidades
contribuem para o seu desenvolvimento enquanto leitor, uma vez que evidenciam
saberes provenientes de sua realidade, promovem a produção de sentidos, a
autonomia e ampliam sua bagagem cultural. Desse modo, a proposta a ser
desenvolvida com a turma deverá abordar a prática de atividades relacionadas às
concepções de leitura estruturadas na interação autor-texto-leitor e ações que
potencializem o desenvolvimento do aluno-leitor, como a contação de histórias e
mediação de leitura. A abordagem metodológica a ser utilizada, possivelmente, será a
pesquisa-ação (Tiollent, 2011), uma vez que se propõe intervir nas realidades da
comunidade escolar e no entorno, de maneira a avançar as aprendizagens e
fortalecer as identidades.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Externo à Instituição - SIMONE CRISTINA MENDONCA
Notícia cadastrada em: 30/04/2020 00:08
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