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Banca de QUALIFICAÇÃO: ECILIA BRAGA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ECILIA BRAGA DE OLIVEIRA
DATA: 13/05/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A ESCOLA E AS PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM UMA COMUNIDADE RIBEIRINHO-QUILOMBOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Argumentação; Autobiografia; Práticas socioculturais; Identidade ribeirinho-quilombola.


PÁGINAS: 197
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A presente pesquisa se propõe a analisar a produção textual no ensino fundamental a partir de narrativas autobiográficas em uma escola situada em uma comunidade ribeirinho-quilombola, tendo como ponto de partida, as práticas socioculturais que envolvem os alunos do 8º ano. O percurso tem como perspectiva trabalhar a identidade dos educandos enquanto agentes de transformação de si e do mundo que os cercam, partindo da realidade vivenciada por eles ao conhecimento mais amplo que dialogue com outras realidades. A experiência didática inicial e a geração de dados, a diagnose, ocorreram no período entre abril e dezembro de 2019. Tomando-se como base e fundamentação de estudo de autores como Bakhtin (1997); Menegassi (2009), Lopes Rossi (2008); entre outros que discutem e analisam o trabalho com o texto em sala de aula, bem como Loureiro (1995), Angrosino (2009) que reconhecem a pesquisa etnográfica como metodologia que nos possibilita conhecer os sujeitos e seus mundos. A proposta tem a finalidade de despertar novas discussões que possam corroborar para uma maior atenção à produção de texto nas escolas, em especial na escola do campo, uma vez que se tornou notável a necessidade de inovações metodológicas em aulas destinadas à produção textual em comunidades que ainda estão se apropriando mais frequentemente da modalidade escrita da língua. Não obstante, reconhecer a tríade oralidade, leitura e escrita para o melhor desempenho nas aulas de produção textual, visto que aqui especificamente daremos mais atenção à produção escrita e oral- o que obviamente não se descarta a importância da leitura como fator relevante principal na absorção de conhecimentos e diálogos que despertem a relação entre teoria e prática, entre o que está sendo dito e o que se vivencia, de fato, nas suas práticas socioculturais. Espera-se com isto contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento de um melhor desempenho e do protagonismo do aluno como produtor textual seja ele oral ou escrito.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Interno - 2570132 - MARCIA ANDREA ALMEIDA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - NEUSA INÊS PHILIPPSEN
Notícia cadastrada em: 29/04/2020 23:34
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