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Banca de DEFESA: NAZARÉ DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAZARÉ DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO
DATA: 14/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Sala da Congregação ILC
TÍTULO:

A FORMAÇÃO DE LEITORES NA EJA POR MEIO DA LEITURA DE FÁBULAS E CORDÉIS, EM SALA DE AULA


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura literária; Fábula; Cordel; Educação de Jovens; Adultos.


PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A Dissertação de mestrado intitulada “A formação de leitores na EJA: educação literária por
meio da leitura de fábulas e cordéis em sala de aula” apresenta uma proposta de intervenção
pedagógica no ensino da literatura para uma turma da 3ª Etapa da Educação de Jovens e
Adultos (EJA) de uma escola localizada na cidade de Barcarena, município brasileiro do
Estado do Pará, pertencente à mesorregião Metropolitana de Belém. Esse trabalho resulta da
constatação, a partir do ingresso do curso de mestrado PROFLETRAS, da quase anulação da
leitura literária nas aulas de Língua Portuguesa. Constitui-se de uma discussão sobre a
importância da leitura literária como uma atividade humanizadora e de uma experiência de
leitura de fábulas e cordéis, em sala de aula, utilizando a sequência básica desenvolvida por
Rildo Cosson (2016), estruturada em: motivação, introdução, leitura e interpretação, tendo
como corpus as Fábulas A cigarra e as formigas, O leão e o rato agradecido, escritas por
Esopo, e a releitura das referidas fábulas: A Cigarra e a Formiga e O Leão e o Rato, de Jean
de La Fontaine; os cordéis: Afro-Brasil em cordel, de Nezile Alencar e A descoberta do
cavalo, de Severino José. Essa pesquisa busca promover a literatura em sala de aula, formar
leitores proficientes em leitura literária, além de propiciar uma aprendizagem significativa na
vida dos alunos que já ultrapassaram a idade de escolarização regular. Esse trabalho ancora-se
nos pressupostos sobre o ensino da leitura literária centradas em estudiosos brasileiros como
Antonio Candido (1995), Marisa Lajolo (2001, 2010), Regina Zilberman (1991), Rildo
Cosson (2014, 2016), Neide Luzia Rezende (2013), além dos teóricos Tzvetan Todorov
(2009), Michèle Petit (2013) e Miguel Arroyo (2017). A proposta de intervenção é baseada na
teoria da pesquisa-ação de Michel Thiollet (2001). Ainda sobre a metodologia utilizada,
houve a aplicação de um questionário inicial com o intuito de se estabelecer um diagnóstico
sobre a leitura literária dos alunos da Educação Básica para a elaboração da proposta.
Posteriormente, foram aplicadas as sequências básicas visando à interação do aluno, à
valorização da oralidade e à experiência da comunicação literária, a partir da mediação do
professor. Os resultados observados foram considerados satisfatórios por essa metodologia
apresentar inúmeras possibilidades para um trabalho significativo com o texto literário em
sala de aula, no Ensino Fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Presidente - 2153588 - MARIA DE FATIMA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - SIMONE CRISTINA MENDONCA
Notícia cadastrada em: 11/02/2020 10:20
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