Banca de DEFESA: ANA PAULA OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE: ANA PAULA OLIVEIRA DA SILVA
DATA: 15/03/2024
LOCAL: sala 07 do predio multiuso ILC/IFCH

LEITURA EM PERSPECTIVA DIALÓGICA: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS E AS APRECIAÇÕES VALORATIVAS A PARTIR DO TRABALHO COM O GÊNERO DISCURSIVO CONTO

Dialogismo. Valoração. Gênero conto. Leitura em perspectiva dialógica.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

À luz da Linguística Aplicada, a presente pesquisa consiste em um estudo teóricoprático de leitura em perspectiva dialógica, no trabalho com o gênero discursivo conto em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo geral compreender a produção de sentidos e as apreciações valorativas dos alunos do 6º ano, a partir do trabalho com a leitura dialógica de contos. Vinculada ao Projeto de Pesquisa “O dialogismo e as práticas de linguagem no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa”, da Universidade Federal do Pará (UFPA), a investigação fundamenta-se nos pressupostos teóricos do Dialogismo do Círculo de Bakhtin (Volóchinov, 2017 [1929]; 2019 [1926]; Bakhtin, 2016 [1979]), em sua abordagem sociológica e valorativa da linguagem e nos estudos de pesquisadores que seguem essa vertente, como Sobral (2009), Ohuschi e Menegassi (2021), Gomes, Ohuschi e Menegassi (2022), Menegassi, Fuza e Angelo (2022), entre outros. Ao buscar responder de que forma os alunos do 6º ano constroem sentidos e apreciações valorativas a partir da leitura dialógica de contos em sala de aula, a investigação parte da hipótese de que esses discentes evidenciam produção de sentidos e apreciações valorativas, nas respostas às perguntas de leitura em perspectiva dialógica, por meio de uma proposta didático-pedagógica com o gênero discursivo conto, a manifestarem marcas de projeto de dizer e posicionamentos axiológicos. A pesquisa caracteriza-se como qualitativo-interpretativa, de cunho etnográfico, de natureza aplicada e como pesquisa-ação. Para responder ao questionamento inicial deste trabalho, elaboramos e implementamos uma atividade diagnóstica de leitura em perspectiva dialógica, com questões discursivas e de múltipla escolha. Em seguida, analisamos os dados gerados nessa fase diagnóstica para, então, elaborarmos a proposta de intervenção, a considerar os resultados da fase diagnóstica. A análise diagnóstica apontou alguns indícios de posicionamentos valorados e marcas de projeto de dizer, o que nos deu subsídios para a elaboração da proposta didático-pedagógica sobre leitura em perspectiva dialógica. Após essa etapa, implementamos a proposta em sala de aula e analisamos os dados a partir dos princípios orientadores de análise suscitados por meio de um levantamento e de uma observação das respostas dos discentes. Os resultados demonstraram que os sujeitos-leitores, por meio de um trabalho didático e de mediação, conseguiram evidenciar posicionamentos axiológicos no enunciado; perceberam que a utilização dos recursos da língua nos discursos orais e escritos são carregados de intenções valorativas; conseguiram produzir sentidos no momento de leitura e de discussão sobre o tema, a manifestar um projeto enunciativo igualmente valorado. Essas análises e resultados geraram um Produto Educacional que se consolidará como um material de apoio e incentivo ao professor para o trabalho dialógico com a linguagem.

Presidente - 1766802 - MARCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI
Interno - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ANGELA FRANCINE FUZA
Notícia cadastrada em: 07/03/2024 09:26