Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYANA PRISCILA MACHADO DE MELO

DISCENTE: THAYANA PRISCILA MACHADO DE MELO
DATA: 20/10/2023
LOCAL: via videoconferência

FLUÊNCIA EM LEITURA ORAL: uma proposta didática para a educação de jovens e adultos

Leitura. Fluência. Adultos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A presente pesquisa teve origem a partir do entendimento de que a leitura, em seus mais elevados níveis de proficiência, representa um processo de avanço na ordem social que permite aos cidadãos a apropriação efetiva de sua emancipação enquanto indivíduos pensantes e críticos. Surgiu a fim de atender às demandas que surgem em seu contexto de desenvolvimento e interação comunitária, além de possibilitar o alcance das mais variadas metas de avanço intelectual e humano. Teve como objeto de análise a realidade desse processo em cidadãos em contexto de educação tardia, isto é, jovens, adultos e idosos, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partiu-se do pressuposto de que a proficiência em leitura é o objetivo final da capacitação destes indivíduos dentro deste contexto de educação, e se constitui como forte ferramenta no processo de reintegração social dos estudantes matriculados na EJA em reconhecimento à influência e ao poder da leitura e da escrita nas relações sociais em que vivem. A investigação envolveu alunos da terceira e quarta etapa da EJA, da Escola Municipal Josino Viana, situada em Belém, no estado do Pará. O procedimento de pesquisa adotado foi a pesquisa-ação, com abordagem quanti-qualitativa. Teve como ponto de partida o levantamento bibliográfico sobre conceitos da concepção de Leitura, bem como seus níveis e impactos, conceito de fluência. Também foi realizada a aplicação de um questionário socioeconômico como meio de diagnóstico do perfil do alunado, além de verificar a realidade quanto a seus hábitos de leitura, bem como informações genéricas sobre sua trajetória de vida e formação. Igualmente, foi implementado um teste de fluência em leitura oral para verificar as habilidades dos alunos quanto à decifração, à automaticidade e à prosódia, seguido da realização de uma sequência didático de leitura, organizado em torno de gêneros discursivos.

Presidente - 2570132 - MARCIA ANDREA ALMEIDA DE OLIVEIRA
Interno - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA
Externo ao Programa - 3549278 - JAILMA DO SOCORRO UCHOA BULHOES CAMPOS
Notícia cadastrada em: 20/10/2023 10:16