Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIANE MOREIRA DE SOUSA

DISCENTE: LIVIANE MOREIRA DE SOUSA
DATA: 21/08/2023
LOCAL: sala 03 do predio multiuso ILC/IFCH

PROGRESSÃO TEXTUAL E TEXTUALIDADE: Proposta de Ensino de Escrita para o Fundamental II

Produção escrita. Progressão textual. Textualidade. Série finais do Ensino
Fundamental.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as principais dificuldades de progressão textual
nas produções escritas de alunos do 6o e 8o ano do Fundamental, a fim de propor atividades de
ensino de escrita que possam desenvolver a competência escrita dos discentes. A pesquisa será
realizada em uma Escola Pública de Santo Antônio do Tauá, no Pará. Pautada nos estudos da
Linguística textual analisamos os critérios linguísticos e textuais no que diz respeito à
progressão textual, tais como continuidade, progressão, não contradição e articulação; fatores
de textualidade como informatividade, intencionalidade e aceitabilidade; os articuladores
textuais de conteúdo proposicional que marcam as relações espaço-temporais e os articuladores
discursivo-argumentativos. A pesquisa ancora-se nos pressupostos teóricos que trazem
contribuições de Koch (1997; 2002; 2007; 2009; 2015; 2016; 2022) sobre o percurso da
Linguística Textual, no que diz respeito ao tratamento que esta atribui à produção dos textos e
sobre progressão textual, Costa Val (2016) sobre os fatores de textualidade, Menegassi e
Gasparoto (2016) sobre a reescrita e estratégias e correção textual-interativa, Serafim (2004) e
Ruiz (2010), Bortoni-Ricardo (2004) sobre as contribuições da Sociolinguística Educacional eoutros. Em termos metodológicos, esta pesquisa será uma pesquisa-ação, de abordagem quanti-qualitativa e de natureza aplicada. O percurso metodológico da pesquisa-ação se deu medianteas seguintes etapas: a) observação diagnóstica da escrita de textos dos alunos do 6o e 8o ano doensino fundamental; b) aplicação de atividade para produção de textos de três gêneros (comorelatos pessoais, textos de opinião e história), sendo dois tipos textuais (narrativo eargumentativo) pelos alunos; c) identificação das dificuldades de escrita mais comuns nostextos produzidos pelos alunos (de acordo com os tipos e gêneros textuais), no que diz respeitoà progressão textual, tais como articuladores textuais de conteúdo proposicional e articuladordiscursivo-argumentativo, progressão textual e fatores de textualidade; d) análise do textonarrativos e argumentativo a partir das dificuldades do uso ou não dos articuladores textuais deconteúdo proposicional e articulador discursivo-argumentativo, progressão textual e fatores detextualidade; e) consideração sobre a análise dos resultados da pesquisa; f) elaboração de umaproposta didático-pedagógica, que servirá como apoio para professores e alunos, para oenfretamento das dificuldades de escrita dos alunos, especialmente no que diz respeito àprogressão textual; e posterior g) aplicação da proposta didático-pedagógica à turma e h)elaboração do produto educacional.

Presidente - 2413531 - ALCIDES FERNANDES DE LIMA
Interno - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Interno - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 18/08/2023 10:21