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Banca de QUALIFICAÇÃO: JEOCELE MARILIA VAZ DA SILVA CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEOCELE MARILIA VAZ DA SILVA CARDOSO
DATA: 24/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: via videoconferência
TÍTULO:

GAMIFICAÇÃO E O GÊNERO CRÔNICA: PRÁTICAS DECOLONIAIS A PARTIR DA TRÍADE ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA


PALAVRAS-CHAVES:

Gamificação. Gêneros discursivos. Práticas Decoloniais.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Na contemporaneidade o processo de ensino e aprendizagem nas escolas tem se tornado objeto de reflexão. A sociedade está enredada em um fluxo constante de informações e descobertas e em passos mínimos, a escola, acompanha a célere habilidade de seus alunos na vivência do mundo globalizado. Dessa forma, o desafio em despertar o interesse dos alunos em sala de aula tem sido uma constância e o professor busca ressignificar sua prática para a promoção de um processo de ensino e aprendizagem que oportunize o protagonismo, a autonomia, a criatividade, o engajamento, a ludicidade e a criticidade. Para tanto, o presente trabalho visa analisar como a inserção das tecnologias digitais, bem como as mecânicas de jogos gamificados podem contribuir para a aprendizagem dos alunos nas práticas de oralidade, leitura e escrita, oportunizando o protagonismo e a criatividade dos alunos no uso da linguagem em suas práticas sociais. Nessa perspectiva, as atividades gamificadas visam desenvolver as habilidades dos sujeitos envolvidos, pois estão imbricadas nesse processo o desenvolvimento das ações colaborativas, a criatividade, o engajamento e a resolução de problemas. Dessa forma, considerando as práticas cotidianas do ensino da língua nas escolas, busca-se estratégias que abarquem o uso das tecnologias imersivas com os gêneros discursivos, entendendo as relações teórico-práticas, bem como suas funções sociais e comunicativas. Para tanto é necessária a compreensão do arcabouço teórico que orienta as práticas de ensino de línguas nas escolas, sobretudo no que se refere às concepções de Mikhail Bakhtin, considerando a organização de nosso discurso por meio dos gêneros discursivos. Os estudos concernentes ao Círculo de Bakhtin postulam que, no momento da interação, oral ou escrita, os sujeitos recorrem a determinados gêneros e essas escolhas estão intrinsecamente associadas às necessidades dos falantes/escritores. Isso significa que os gêneros discursivos são determinados pela esfera discursiva e estão presentes em toda atividade comunicativa humana. Desta feita, o gênero crônica constituirá a base para o desenvolvimento das atividades propostas no referido trabalho, considerando a dimensão social, em que abarcaremos as categorias para análise e compreensão de um enunciado (horizonte espacial e temporal, temático e axiológico), bem como a dimensão verbal que está relacionada ao conteúdo temático, estilo e construção composicional do gênero.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1152797 - FATIMA CRISTINA DA COSTA PESSOA
Presidente - 2834703 - ISABEL CRISTINA FRANÇA DOS SANTOS RODRIGUES
Interno - 1639374 - WELTON DIEGO CARMIM LAVAREDA
Notícia cadastrada em: 17/08/2023 10:56
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