Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDEBERG PEREIRA ARAUJO

DISCENTE: VANDEBERG PEREIRA ARAUJO
DATA: 30/06/2023
LOCAL: via videoconferência

O GÊNERO DEBATE COMO FERRAMENTA PARA DISCUTIR VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E RACISMO RELIGIOSO NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Variação linguística. Racismo. Gênero debate.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

O interesse em promover um trabalho com a oralidade em sala de aula advém da constatação que esta prática tem sido relegada a segundo plano no cotidiano escolar. Tendo como premissa que a língua falada é a primeira língua com a qual o indivíduo tem contato e que traz consigo marcas de identidade sociocultural, acreditamos ser imprescindível o desenvolvimento de ações que estimulem o uso reflexivo da fala em sala de aula para que o aluno compreenda as diferenças, a variação linguística e a variação dos estilos de monitoramento como parte da natureza linguística. No bojo dessa questão, suscitamos ainda a reflexão quanto às práticas racistas que macula a sociedade brasileira e estigmatiza os valores e manifestações da herança afro-brasileira; e a língua, como instrumento de poder da elite nacional, atende a estes propósitos racistas ao ser usada para fins de afirmação de valores eurocentrados. Temos como objetivo geral promover a reflexão acerca do racismo na sociedade, reiterando a necessidade de promover ações para combatê-lo e da importância da variação como elemento intrínseco à língua. Tendo como aporte teórico os estudos da sociolinguística educacional ancorados em BORTONI-RICARDO (2004 ,2005,2008,2011,2021); da sociolinguística em BAGNO (2007, 2009); FARACO(2008); FRANCHI(2006), ANTUNES(2009) e TRAVAGLIA(2009);  para fundamentar as discussões sobre os gêneros textuais recorremos a BAKHTIN(2021 [ 1940]) e SCHNEUWLY E DOLZ(2004). Ao longo da pesquisa identificamos concepções e valores arraigados que denotam postura discriminatória em relação às religiões de matriz africana aliando-se a isso uma atitude que denota uma duplicidade de julgamentos, conceito cunhado por BAGNO (2007) que preconiza o fato de que o ato de valoração a uma dada variante está associado, no fundo, a questões de ordem eminentemente social. Para abordar as questões da variação linguística e do racismo, utilizaremos o gênero debate como ferramenta que proporcionará o desenvolvimento de habilidades necessárias para além do ambiente escolar.

Presidente - 1260863 - MARILUCIA BARROS DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - GEORGIANA MARCIA OLIVEIRA SANTOS
Notícia cadastrada em: 29/06/2023 13:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1