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Banca de DEFESA: ORLENIL DE OLIVEIRA CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ORLENIL DE OLIVEIRA CASTRO
DATA: 02/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: via videoconferência
TÍTULO:

HIPO E HIPERSEGMENTAÇÃO EM TEXTOS DE ALUNOS DO 5° e do 9° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Segmentações não-convencionais; hipossegmentação; hipersegmentação; palavras gramaticais.


PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O presente trabalho apresenta um estudo sobre o fenômeno da segmentação não-convencional do tipo hipossegmentação e hipersegmentação na escrita de alunos do 5o ( de uma escola da rede pública municipal da área rural) e do 9o anos (alunos de uma escola da rede estadual de ensino, da área urbana) do Ensino
Fundamental I e II, ambas localizadas no município de Irituia, nordeste paraense. Os textos foram coletados em ambiente de sala e serviram de base para a análise e descrição das segmentações não-convencionais acima descritas, a fim de entender e explicar as razões pelas quais os escreventes desse nível de ensino optarem por
fazer uso de determinada forma e não de outra – convencionalmente definida – no ato de sua produção textual. Ao final, apresenta-se uma proposta pedagógica que busca mitigar os problemas de segmentação não-convencional encontrados, assim como contribuir como fonte de consulta e pesquisa para professores de língua
portuguesa, sobretudo, do Ensino Fundamental e auxiliá-los em sua prática pedagógica. Dentre os autores que consubstanciaram esta pesquisa, destacam-se as propostas de Geraldi (2002) sobre a leitura, a produção e a análise linguística; Menegassi (2004) sobre a produção de textos em sala de aula; Kleiman (2005)
sobre a alfabetização e letramento; Bisol (2000), Cunha (2004) e Tenani (2011) sobre segmentações não-convencionais. Os resultados obtidos por este estudo mostram uma predominância da Hipossegmentação sobre a hipersegmentação. Em decorrência disso, foram criadas atividades em conformidade com a realidade
educacional das escolas pesquisadas, ou seja, de acordo com as dificuldades apresentadas pelos alunos e os níveis das turmas que serviram de base para o estudo, a fim de se mitigar o problema da segmentação não-convencional nessas escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338358 - DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
Externo à Instituição - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA
Interno - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 11:00
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