Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCINETE RODRIGUES TAVARES ALMEIDA

DISCENTE: LUCINETE RODRIGUES TAVARES ALMEIDA
DATA: 20/03/2023
LOCAL: Google Meet

PRÁTICAS DE LEITURA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Uma proposta de intervenção com narrativas infanto-juvenis.

Fluência em leitura oral; Compreensão leitora; Circuito Mínimo de Atividade.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A leitura é uma prática indispensável para a formação integral de cidadãos críticos e atuantes na transformação da sociedade. Nesse sentido, fazendo parte como mediadora desse processo e observando as inúmeras dificuldades que os alunos enfrentam para ler com fluência e compreender o sentido do texto, objetivamos nessa pesquisa demonstrar o efeito da compreensão oral de textos ouvidos no desenvolvimento da fluência em leitura oral. Como objetivos específicos, buscamos: verificar se o trabalho com o Sistema Narrativo-personagem (SNP) favorece a compreensão do texto ouvido; perceber em quais atividades os alunos demonstram mais compreensão do texto ouvido; reconhecer se os alunos demonstram mais fluência em leitura oral durante o segundo teste de fluência. Para realizar o estudo apresentado, partimos da perspectiva dialógica e sociointeracionista da linguagem, pois compreendemos a língua como atividade social, cognitiva e histórico-cultural. Além disso, tomamos como referência teórica a concepção de linguagem de Bakhtin (2003), de gêneros textuais de Dolz e Schneuwly (2004), de Circuito Mínimo de Atividade (CMA) de Cordeiro, Ligozat, Thévenaz-Christen, Lambiel e Leutenegger (2013), bem como de leitura de Koch (2008), Kleiman (1992) e Martins (2006). Como metodologia, recorremos à pesquisa-ação, já que utilizamos como campo de estudo a nossa sala de aula, na qual a professora/ pesquisadora e os alunos são os participantes do processo de investigação científica. Os resultados desta pesquisa ainda estão sendo analisados e serão expostos posteriormente.

Externo ao Programa - 1658132 - CELIA ZERI DE OLIVEIRA
Presidente - 2570132 - MARCIA ANDREA ALMEIDA DE OLIVEIRA
Interno - 1258525 - MARCOS ANDRE DANTAS DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 15:51