Banca de QUALIFICAÇÃO: ELINA DA COSTA FERREIRA

DISCENTE: ELINA DA COSTA FERREIRA
DATA: 18/02/2022

O MICROFONE E O POEMA: LEITURA DE CANÇÃO E ESCUTA DE POESIA NO 9o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Poesia na escola; ensino de literatura; poema no Ensino Fundamental.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Esta proposta visa proporcionar a formação de leitores através da experiência literária com o texto poético em uma turma de 9o ano de uma escola pública municipal de Ananindeua-Pa, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica. O objetivo é investigar a prática de leitura do texto poético na sala de aula. A escolha do repertório deu-se a partir de alguns critérios como provável interesse do grupo, variedade temática, manifestação lírica e sócio-histórica das obras, adequação linguística dentre outros. Entretanto, devido à pandemia, a escolha não pode ser feita pelos alunos. A organização deste trabalho divide-se em dois momentos. No primeiro, discute-se o referencial teórico envolvendo as concepções de leitura de literatura e o papel da literatura na formação humana. Para isso adotou-se os teóricos Antonio Candido(2004), Tzyetan Todorov (2009), Terry Eagleton (2003). Para o estudo da poesia e a relação com o espaço escolar lançou-se mão de Helder Pinheiro (2018), Lígia Cademartori (2012). Sobre prática de leitura, os estudos de Rildo Cosson (2019) e de Luzia de Maria (2016). No segundo momento, será desenvolvida a proposta pedagógica e a realizado o sarau. Dividimos a realização da proposta em cinco encontros, sendo o último encontro dedicado à apresentação do sarau. A literatura não pode mudar a realidade dos leitores, mas é possível sensibilizá-los para que se tornem sujeitos melhores.

Presidente - 1357803 - FERNANDO MAUES DE FARIA JUNIOR
Interno - 1153617 - GERMANA MARIA ARAUJO SALES
Interno - 1153134 - MARLI TEREZA FURTADO
Notícia cadastrada em: 09/02/2022 11:26