Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO LOPES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO LOPES DA SILVA
DATA: 08/09/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Reunião no Google Meet
TÍTULO:

Aproveitamento do coproduto agroindustrial do pracaxi (Pentaclethra macroloba Willd.): Obtenção de extratos secos por spray dryer para aplicação na suplementação de dieta de tambaqui (Colossoma macropomum)


PALAVRAS-CHAVES:

 Coproduto agroindustrial; Pracaxi; Polifenóis; Spray dryer; Micropartículas; Tambaqui.


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Introdução: O pracaxi (Pentaclethra macroloba) é uma planta oleaginosa encontrada na região Amazônica. O coproduto proveniente da prensagem das suas sementes, para a retirada do seu óleo, é descartado vindo a causar impacto ambiental, porém este coproduto possui compostos fenólicos, com atividade antioxidante, dando subsídio para ser reutilizado como matéria prima no agronegócio. Objetivo: Este estudo tem por objetivo obter e caracterizar micropartículas otimizadas contendo extrato do pracaxi a partir do coproduto agroindustrial para a suplementação da dieta de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum). Metodologia: Foi obtido e caracterizado o pó do coproduto do pracaxi, a partir do qual foi adquirido o extrato bruto, onde este foi caracterizado físico-quimicamente, sendo avaliado os teores de polifenóis e flavonóides e a capacidade antioxidante por ABTS e DPPH. A microencapsulação do extrato bruto foi realizada, utilizando as condições ótimas secagem por spray dryer, usando a maltodextrina como agente encapsulante. As micropartículas obtidas foram caracterizadas, sendo avaliado a preservação da capacidade antioxidante por ABTS e DPPH, além dos teores de polifenóis e flavonóides. Resultados e discussões: O extrato bruto apresentou PT e FT de 15,14 mgEAG/g e 28,29 mgEQ/g, respectivamente, com atividade antioxidante de 910,82 e 737,41 µMTrolox/g por ABTS e DPPH, respectivamente. As micropartículas otimizadas apresentaram FT de 13,73 mgEQ/g e PT de 20,16 mgEAG/g com capacidade antioxidante por ABTS de 157,81 µMTrolox), enquanto que para o DPPH foi de 126,79 µMTrolox/g. Conclusões: Os resultados mostraram, que o coproduto agroindustrial do pracaxi analisado, tem potencial de aproveitamento, uma vez que apresenta substância bioativas, as quais se preservaram no processo de microencapsulação, podendo ser explorado como matéria prima no agronegócio.

 

 

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2153601 - WAGNER LUIZ RAMOS BARBOSA
Interno - 1347977 - ANTONIO MANOEL DA CRUZ RODRIGUES
Externo à Instituição - CAMILO BARROSO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 25/08/2020 10:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1