Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIO TAYLON AGUIAR GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO TAYLON AGUIAR GOMES
DATA: 19/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório da Faculdade de Medicina – Prédio Campus Guamá/UFPA
TÍTULO:

“Carreadores lipídicos nanoestuturados a base de gordura de tucumã (astrocaryum vulgare) cotendo Cetoconazol”.


PALAVRAS-CHAVES:

Astrocaryum vulgare, Carreador lipídica nanoestruturado, cetoconazol, planejamento fatorial, homogeneização de alta pressão.


PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

Introdução:  Carreadores   lipídicos   nanoestruturados   (CLN)   são   sistemas   de   liberação   defármacos compostos por partículas de tamanho nanométrico, estes nanocarreadores vem sendoaplicados  em formulações dermocosméticas por promoverem liberação sustentada e melhorabsorção   dos   ativos,   dentre   outras   vantagens.  As   gorduras   vegetais   amazônicas   sãoconsideradas matrizes lipídicas de grande potencial para a produção de CLN, em função dabaixa   toxicidade,   biocompatibilidade   e   suas   propriedades   emoliente,   oclusivos   na   pele   eantioxidantes. O tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) é uma palmeira encontrada em países sul-americanos como Bolívia, Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. A gordura da semente detucumã é utilizada popularmente na hidratação de cabelos e pele por ser excelente emoliente epossui um bom espalhamento. Objetivo: Nesse trabalho temos como objetivo obter e caracterizarcarreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) a partir da gordura de tucumã (Astrocarym vulgare)e testá-lo frente a cultura de fungos.Metodologia: A gordura foi avaliada em relação ao índice deacidez, índice de refração, índice de iodo, perfil dos ácidos graxos por cromatografia gasosa,ponto de fusão por calorimetria exploratória diferencial e perfil do espectro de infravermelho comtransformada de Fourier. Foi determinado a melhor mistura lipídica através de testes de DSC eDRX.   Um   planejamento   fatorial   foi   realizado   para   determinar   as   melhores   formulações.   Asformulações preparadas por homogeneização de alta pressão foram avaliadas quanto a eficiênciade encapsulação, capacidade de carreamento, ph, potencial zeta, tamanho de partícula, durante70  dias.  Foi  realizado  um teste  de liberação   do fármaco,  concentração  inibitória  mínima econcentração fungicida mínima. Resultados e discussões: O índice de acidez, de refração e deiodo da gordura de tucumã foram respectivamente de 2,73; 1,449 e 15,11. O perfil de ácido graxomostrou que a gordura apresenta uma grande quantidade de ácido láurico, mirístico e oleico. Oponto de fusão ocorre a 35°C e não houve nenhum outro evento térmico até 200°C. Através doperfil do espectro infravermelho e da termogravimetria observamos que a gordura é compostabasicamente por triglicérides de ácidos graxos. A melhor mistura lipídica foi a de gordura detucumã com cera de carnaúba na proporção de 50% de cada. A formulação CLN4 mostrou umaeficiência de encapsulação de 80%, liberou 40% do fármaco em 8 horas e 80% em 60 horas eapresentou uma inibição do crescimento fúngico na concentração de 0,25 μg/mL, sendo 8 vezesmelhor que a inibição apresentada pela solução de cetoconazol (2μg/mL)Conclusões: A gordurade tucumã apresenta uma excelente qualidade e sua utilização na produção de carreadoreslipídico   contendo   cetoconazol   mostrou   uma   excelente   eficácia   de   encapsulação,   liberaçãocontrolada do fármaco e melhorou a atividade antifúngica do cetoconazol.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANIVALDO PEREIRA DUARTE JUNIOR
Interno - 1347977 - ANTONIO MANOEL DA CRUZ RODRIGUES
Externo à Instituição - DANIELLA PATERNOSTRO DE ARAUJO
Interno - 2492187 - JOSE OTAVIO CARRERA SILVA JUNIOR
Presidente - 1134706 - ROSEANE MARIA RIBEIRO COSTA
Notícia cadastrada em: 04/12/2019 13:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1