Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO PAULO RIBEIRO BITENCOURT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO PAULO RIBEIRO BITENCOURT
DATA: 06/12/2019
LOCAL: Sala de Informática da Pós Graduação - Faculdade de Farmácia

Desenvolvimento de nanopartículas de lecitina:quitosana decoradas com glicirrizinato monoamônico para o tratamento do câncer de mama

Palavras-chave: Nanopartículas; Lecitina:Quitosana; Glicirrizina; HMGB1; Câncer de mama.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

Bitencourt, A. P. R 1,2.; Silva-Junior, J. O. C.1; Rossi, A.2

1Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento Farmacêutico e Cosmético (P&D), Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Pará (UFPA).

2 Departimento di Farmacia. Università degli Studi di Parma.

Introdução: Nos últimos anos a nanotecnologia tem ganhado atenção principalmente por sua versatilidade e emprego no tratamento de várias doenças.  A principal aplicação das novas formulações nanométricas disponíveis no mercado são para o tratamento do câncer, visando comumente a diminuição de efeitos adversos de fármacos ja conhecidos. A funcionalização de nanopartículas através da adição de vetorizadores representa uma das ferramentas efetivas no aumento da eficiência farmacologica de fármacos, e a glicirrizina é um exemplo de fármaco comumente utilizado para este fim. Neste sentido, o presente trabalho tem a intenção de desenvolver nanopartículas contendo Tamoxifeno e glicirrizinato monoamônico a superfície destas com o intuito de carreá-las de forma efetiva ao foco do câncer de mama.

Objetivo: Desenvolver nanopartículas hibridas de lecitina:quitosana decoradas com Glicirrizinato monoamônico para o tratamento de câncer de mama.

Metodologia: Este trabalho foi dividido em 3 etapas. A primeira etapa, já realizada, consistiu no desenvolvimento das nanopartículas através da técnica de formação espontânea, com posterior otimização das formulações hibridas contendo tamoxifeno e decoradas com Glicirrizina. Estas nanopartículas foram caracterizadas química e fisicamente atraves das técnicas de espalhamento dinâmico da luz, FTIR, HPLC e teste de ninidrina. Na segunda etapa serão realizados ensaios computacionais de modelagem molecular das nanopartículas em questão e também docking molecular das mesmas em relação a proteína HMGB1. E por fim serão realizados os ensaios in vitro e in vivo na terceira etapa da pesquisa.

Resultados e discussões: Inicialmente identificou-se a maior concentração de quitosana capaz de manter a estabilidade da formulação. Neste sentido, com base nos resultados físico-químicos, foi escolhida então a formulação com 5:1 de lecitina:quitosana, e a esta foi adicionada uma fase oleosa (três diferentes concentrações) ao seu núcleo lipídico visando a melhora de seus parâmetros. Posteriormente, selecionou-se as nanoparticulas com melhores características de estabilidade física (tamanho de partícula, índice de polidispersão e potencial zeta) e maior eficiência de encapsulação. A formulação com 2 mg/mL de fase oleosa foi selecionada, e em seguida 4 diferentes concentrações de glicirrizina foram adicionadas a superfície das nanoparticulas. A conjugação entre as nanopartículas e a glicirrizina foi confirmada por FTIR, teste de ninidrina e HPLC. Portanto, a partir do que foi obtido deverão ser realizadas as demais etapas para definir a efetividade e a afinidade da nanoparticulas produzidas diante a proteína HMGB1.

Conclusões: Neste trabalho foram obtidas nanopartículas capazes de encapsular efetivamente o tamoxifeno, fármaco de primeira escolha no tratamento do câncer de mama, além da presença de glicirrizina na superfície das nanopartículas. As evidencias da especificidade das nanoparticulas pela HMGB1, presentes no foco do câncer, serão confirmadas a partir da realização das etapas 2 e 3 da pesquisa.

Interno - 1506913 - CARLOS EMMERSON FERREIRA DA COSTA
Presidente - 1134706 - ROSEANE MARIA RIBEIRO COSTA
Externo à Instituição - RUSSANY SILVA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 25/11/2019 10:59