Banca de DEFESA: LUCIANO APARECIDO STECANELLA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO APARECIDO STECANELLA
DATA: 24/09/2019
LOCAL: Faculdade de Farmácia da Universidade da Bahia

Nano/micropartículas inalatórias contendo glicirrizina para o tratamento de doenças respiratórias crônicas.

Doenças respiratórias crônicas; Glicirrizina; Micropartículas; Nanopartículas.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia

As doenças respiratórias crônicas (DRCs) são doenças das vias respiratórias, sendo as mais comuns: doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, alergias respiratórias e hipertensão pulmonar. As principais causas, além do cigarro, incluem a poluição do ar, produtos químicos, e frequentes infecções respiratórias na infância. De acordo com as últimas estimativas da OMS (2017), obtidas em 2004, mostram que 235 milhões de pessoas têm asma, 64 milhões de pessoas têm a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), levando a 3 milhões de mortes/ano, o que pode levar a se tornar a terceira causa de morte em todo o mundo até 2030. Somente na Europa as DRCs são responsáveis por 315.000 mortes/ano e custa às economias 300 bilhões de euros/ano. A terapêutica atualmente disponível para o tratamento das DRCs, como corticosteroides, broncodilatadores, antiinflamatórios, inibidores da enzima fosfodiesterase 4 e inibidores de receptores de leucotrienos, apresentam muitos efeitos colaterais, existindo a necessidade de novas moléculas que atuem de forma mais específica, havendo assim grande interesse em plantas medicinais e suas substâncias isoladas. Sendo assim, foi escolhido para este trabalho o fármaco glicirrizina, um glicosídeo triterpênico, com comprovada atividade anti-inflamatória, antiviral, antitumoral, hepatoprotetora, anti-ulcerosa, anti-alérgica, anti-oxidantes, etc. Visando um tratamento mais eficiente das DRCs, novas vias de administração e formulações que ajam mais diretamente no local de ação estão sendo pesquisadas, sendo assim, a via pulmonar é a primeira escolha, e os produtos inalatórios, são a primeira escolha neste tipo de terapêutica. Dentre estas formas farmacêuticas, os pós inalatórios estão no centro das pesquisas. Portanto, o objetivo será produzir pós nano/microparticulados contendo glicirrizina, caracterizados por um elevado teor do fármaco, respirabilidade e fluidez, e que seja seguro e eficaz. Nos resultados parciais obtidos, foi possível caracterizar o fármaco, através das técnicas de espectrometria de massas, RMN, FTIR, DRX e análise térmica por DSC e TG, também os excipientes, através das técnicas de FTIR, DRX e análise térmica por DSC e TG, e avaliar a compatibilidade entre fármaco e excipientes pelas FTIR, DRX e análise térmica por DSC, sendo concluído que os mesmos são compatíveis. Também foi realizado o desenvolvimento e validação do método de análise de acordo com a RE 899.2003 da ANVISA, o que permite detectar e quantificar o fármaco. Foram obtidas nanopartículas de lecitina/quitosana, conforme técnica descrita por Barbieri et al. 2013, com tamanho médio de 208 nm, PdI de 0,187 e zeta potencial de +30,5 mV, mas em visualização por MET foi verificado que elas possuem tamanho inferior a 100 nm, o que nos leva a sugerir que a técnica de DSL está apresentando valores de diâmetro hidrodinâmico de populações homogêneas de aglomerados, e não de nanopartículas isoladas.

Externo à Instituição - ALESSANDRA ROSSI
Externo à Instituição - GAIA COLOMBO
Externo à Instituição - PAOLO COLOMBO
Interno - 1134706 - ROSEANE MARIA RIBEIRO COSTA