Notícias

Banca de DEFESA: GLAUCY DOS SANTOS CARREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCY DOS SANTOS CARREIRA
DATA: 23/11/2021
HORA: 17:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Desenvolvimento de uma ferramenta de identificação de risco biológico em laboratórios de análises clínicas veterinárias: Estudo piloto.


PALAVRAS-CHAVES:

Questionário. Biossegurança. Acidentes de trabalho. Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias. Risco Biológico


PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Introdução: Laboratórios de análises clínicas exibem diversas atividades, situações e fatores potenciais de risco aos seus funcionários. A identificação dos riscos biológicos constitui aspecto importante para o estabelecimento de um programa adequado de biossegurança. Objetivo: É neste contexto que o presente estudo está inserido, visto que o mesmo busca o desenvolvimento de uma ferramenta de análise de risco biológico a partir da experiência em laboratórios de análises clínicas veterinárias. Material e métodos: Para isto, foi aplicado questionário on line, a fim de verificar as condições de funcionamento e identificar os riscos biológicos que os funcionários dos laboratórios de análises clínicas veterinárias estão expostos. O questionário foi aplicado em 04 LACV localizados na região metropolitana de Belém/PA Essa ferramenta (questionário) servirá de base para trabalho futuro sobre medidas a serem adotadas para o gerenciamento dos riscos biológicos identificados com a estruturação de um programa de avaliação de risco biológico e boas práticas laboratoriais que deverá conter uma estratégia efetiva de prevenção e de minimização desses riscos, no caso das exposições ocorridas. Resultados: Em relação às esferas públicas (municipal e federal) os profissionais estão mais expostos a fatores de risco biológicos quando comparados aos funcionários da esfera privada. E isso se deve pelo fato dos LACV’s da esfera pública possuírem maior quantidade de fatores de risco biológico quando comparados aos laboratórios privados.  Conclusão: O questionário utilizado como ferramenta de identificação de risco biológico pôde identificar alguns fatores de risco biológicos que os funcionários estão expostos nos Laboratórios de Análises Clínicas Veterinárias Assim, a melhor forma de lidar com os riscos biológicos é, ainda, a prevenção, combatendo, primeiramente, as principais causas dos acidentes com material biológico, a exemplo da não observância das normas de segurança e da inadequação dos materiais e equipamentos de trabalho enfim, um conjunto de fatores que sozinhos ou somados colaboram para a ocorrência deste tipo de risco aos funcionários. Além de realizar treinamentos/capacitações periódicos dos funcionários expostos aos riscos biológicos, pois a falta de treinamento de um indivíduo pode colocar em risco a vida de outros membros da equipe.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1025756 - ANDREA LUCIANA SOARES DA SILVA
Interno - 1152934 - EDUARDO JOSE MELO DOS SANTOS
Interno - 1504941 - MARIA VIVINA BARROS MONTEIRO
Interno - 2776913 - MIONI THIELI FIGUEIREDO MAGALHAES DE BRITO
Presidente - 611.088.472-34 - RENE RIBEIRO DA SILVA - UFPA
Notícia cadastrada em: 29/10/2021 19:10
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1