Banca de QUALIFICAÇÃO: MALENA NORO SILVA

DATA: 20/03/2015
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB
TÍTULO: Livro digital de Hematologia Veterinária
PALAVRAS-CHAVES: Patologia clínica; hematologia; material didático; hemograma.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: A Patologia Clínica utiliza métodos laboratoriais para auxiliar no diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças. A primeira disciplina de patologia clínica foi ministrada na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia por volta de 1936. Neste mesmo período também começaram a surgir os primeiros livros de análises clínicas a partir de experiências e anotações realizadas nos laboratórios que eram usadas para ensinar em cursos de diagnóstico laboratorial. O tópico hematologia está presente nas ementas das disciplinas de patologia clinica veterinária em universidades nacionais e de outros países, porém, poucos materiais didáticos são específicos para área de veterinária. Logo, se faz necessária a produção de materiais em forma de livro digital. O objetivo do trabalho é produzir material didático em forma de livro digital com o tema Hematologia Veterinária. Será realizada uma ampla pesquisa bibliográfica, utilizando livros textos clássicos, artigos científicos nacionais e internacionais e pesquisa documental do material da docente responsável pela disciplina. Serão realizadas entrevistas em profundidade com a docente com dez anos de experiência e alunos que já cursaram a disciplina. Foi estabelecido contato com pesquisadores da Assessoria de Educação a Distância (AEDi) e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Universidade Federal do Pará (UFPA) para apoio na construção do livro digital que ficará disponível no repositório da UFPA Multimídia para que todos os alunos, profissionais da área e demais interessados tenham acesso livre e gratuito.
Externo à Instituição - ANDRE MARCELO CONCEICAO MENESES
Externo à Instituição - DEBORAH MARA COSTA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Presidente - 1504941 - MARIA VIVINA BARROS MONTEIRO