Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE PACHECO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE PACHECO RODRIGUES
DATA: 11/03/2015
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do LAC
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO HEMATOLÓGICA, COMPORTAMENTAL, ELETROCORTICOGRÁFICA DAS CONVULSÕES INDUZIDAS PELA APLICAÇÃO DO EXTRATO ETANÓLICO DE Nerium oleander EM RATOS WISTAR ADULTOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Intoxicação, Nerium oleander, eletroencefalograma, eletromiograma


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
SUBÁREA: Toxicologia
RESUMO:

O Nerium oleander é um arbusto de distribuição mundial utilizado para fins curativos, mas devido a sua alta toxidade, seu uso é restrito. Pode acometer qualquer espécie animal de forma acidental ou em suicídios, pois é muito usado como ornamento. Devido ao desconhecimento das pessoas os casos de intoxicação no Brasil são raros. Encontrado em jardins e ruas, suas inflorescências são coloridas e atrativas conforme seu cultivar. Todas as suas partes contêm bioativos citotóxicos capazes de causar sintomas equivalentes no homem e animais. Estes inibem a bomba de sódio e potássio de todo o organismo, acometendo a atividade nos sistemas digestório, cardíaco e nervoso, podendo até causar morte. Esses metabólitos secundários foram organizados em cardenolídeos, esteroides, glicosídeos cardíacos, pregnanos, triterpenos e triterpenóides, conforme composição e bioatividade. O presente estudo usará 54 ratos Wister adultos, mantidos em condições adequadas, que serão divididos em grupos. O primeiro fará 250 mg/kg via intraperitoneal (i.p.) de extrato etanólico de N. oleander (EENO) para observação do período latente da intoxicação aguda e teste da glicose plasmática nos intervalos zero, 60 e 120 minutos. O segundo receberá implante de eletrodos na dura-máter e após uma semana parte fará 250 mg/kg EENO i.p. e outra solução fisiológica i.p., para registro dos traçados eletroencefalográficos da intoxicação aguda. O terceiro receberá implante de eletrodo no músculo masseter direito para registro em eletromiograma de hora em hora da intoxicação aguda de 250 mg/kg EENO i.p. O quarto grupo fará análise hematológica e bioquímica da intoxicação crônica após 7 dias de aplicações diárias, onde uma parte receberá 50 mg/kg de EENO i.p., outra parte 2 mg/kg de dexametasona i.p. e uma terceira parte fará apenas solução fisiológica i.p.. Todo procedimento cirúrgico será feito com preparo e anestesia adequados. Os dados serão lidos por um equipamento amplificador ligado a um sistema onde as informações são colhidas, onde o desvio padrão é considerado. Os resultados serão analisados pelos testes estatísticos ANOVA e Turkey.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1297519 - MOISES HAMOY
Interno - 1228042 - JOSE RICARDO DOS SANTOS VIEIRA
Interno - 1226495 - LUIZ CARLOS SANTANA DA SILVA
Interno - 1513331 - VANESSA JOIA DE MELLO
Notícia cadastrada em: 10/03/2015 12:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2