Banca de DEFESA: THAINARA ROBERTA BARROS MELO

DISCENTE: THAINARA ROBERTA BARROS MELO
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

Desenvolvimento de uma tecnologia educativa em saúde sobre possíveis interferências no perfil bioquímico de indivíduos diabéticos em uso do chá da Bidens Pilosa associada a terapia antidiabética convencional.

Interferências nos exames laboratoriais de rotina, Bidens pilosa, antidiabéticos, tecnologia educacional em saúde.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica

Na atualidade a diabetes é uma das mais prevalentes doenças crônicas que afetam a população mundial. Por ser uma patologia de grande expressão são expressivos os gastos relacionados ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente no que diz respeito à distribuição de medicamentos. Atualmente é crescente o número de políticas públicas que estimulam o desenvolvimento de programas como RENISUS (Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS) que tem como objetivo primordial estimular o uso de plantas medicinais como agente coadjuvante no tratamento da diabetes e outras doenças. Dentre algumas plantas citadas etnofarmacologicamente, a Bidens pilosa, popularmente conhecida como Picão preto, é uma das plantas que já estão no RENISUS e seu efeito hipoglicemiante vem sendo descrito em pesquisas pré-clínicas. O estudo teve como objetivo produzir uma tecnologia educativa em saúde, do tipo folder, sobre os pontos importantes em relação ao uso do chá de Bidens pilosa associado a antidiabéticos orais convencionais, direcionada para os diabéticos assistidos pela casa do Diabético, Belém PA. Trata-se de uma pesquisa de natureza mista, realizada entre os meses de março 2019 a maio 2020. O estudo teve o parecer favorável do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (sob número de CAAE: 58668616.1.0000.0018) e incluiu as seguintes etapas: Promoção de uma revisão bibliográfica sobre o efeito da Bidens pilosa nos exames laboratoriais, posteriormente uma pesquisa exploratória (de campo) realizada a partir da utilização do chá de Bidens pilosa por 90 dias ininterruptos por diabéticos (em uso de antidiabéticos convencionais) e normoglicêmicos sem uso de medicamentos, ambos grupos voluntários. Durante este período, foram realizadas coletas de sangue para dosagens de parâmetros bioquímicos de rotina, incluindo glicose, hemoglobina glicosilada, insulina, uréia, creatinina, AST, ALT, colesterol total, triglicerídeos e proteína total nos dias 0°, 15°, 30°, 45°, 60°, 75° e 90° dias) bem como, a aferição da pressão arterial. A partir desta análise foi observado que o uso do chá não contribuiu para redução dos níveis glicêmicos, de insulina e hemoglobina glicada. Adicionalmente também não foi observado nenhuma alteração nas dosagens lipídicas, nas transaminases, uréia, proteína total e albumina de forma tempo dependente nos pacientes diabéticos em tratamento convencional e nem no normoglicêmicos. O parâmetro creatinina apresentou uma elevação que teve um ápice aos 45 dias e retornou a patamar inicial ao final da exposição. Já a pressão arterial apresentou uma redução significativa durante o período experimental. Na sequência ocorreu o desenvolvimento da tecnologia educativa em saúde, na forma um folder informativo. A construção do folder ocorreu em três fases: sistematização do conteúdo, escolha das ilustrações e elaboração do conteúdo. A elaboração de uma ferramenta educacional em saúde com estas características é de grande importância para que se possa produzir saberes que estejam diretamente relacionados ao uso de medicina tradicional, e seus desdobramentos tanto aos benefícios em seu uso adjuvante, bem como as influencias nos parâmetros laboratoriais. Nesta ótica torna essencial a disseminação do saber a partir da construção de instrumentos educativos aplicados a saúde.

Interno - 1228042 - JOSE RICARDO DOS SANTOS VIEIRA
Interno - 1549630 - MAISA SILVA DE SOUSA
Interno - 1504941 - MARIA VIVINA BARROS MONTEIRO
Interno - 1297519 - MOISES HAMOY