Banca de DEFESA: CÉLIO AMOÊDO DE MELO

DISCENTE: CÉLIO AMOÊDO DE MELO
DATA: 29/06/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet

PRODUÇÃO DE WEBTECNOLOGIA PARA MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CITOLOGIA CLÍNICA PARA ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

Câncer de Colo de Útero; Tecnologia Educacional; Blog.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Morfologia
SUBÁREA: Citologia e Biologia Celular

Introdução: O estudo criterioso das células do trato genital feminino pode contribuir com o rastreamento do Câncer de Colo Uterino (CCU). Logo, a capacitação de profissionais envolvidos com a identificação das lesões uterinas e maior disponibilidade de protocolos podem viabilizar o diagnóstico precoce. Para isso, o desenvolvimento de recursos digitais pode contribuir com a padronização da morfologia celular. Assim, o processo de ensino-aprendizagem pode se beneficiar desta ferramenta, utilizando os “blogues” de ensino como estratégia pedagógica para construção do conhecimento. Objetivo Produzir uma Webtecnologia, do tipo blog, com imagens fotográficas microscópicas digitais de células endocervicais do trato genital feminino inferior para mediar o processo de ensino-aprendizagem da citologia clínica para estudantes e profissionais da área da saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica de construção de tecnologia educacional em saúde desenvolvida por pesquisa da literatura, foto documentação e construção do produto. Principais resultados: Blog digital estruturado em três categorias citológicas: células endocervicais bem preservadas; células endocervicais em processo de degeneração e células endocervicais degeneradas. Conclusão: Em tempos de pandemia por COVID-19, onde existe a iminente preocupação por manter o distanciamento social, e profícua necessidade de reestruturação para a Educação a Distância, as webtecnologias digitais têm demonstrado grande utilidade para o ensino. No entanto, o presente estudo ainda necessita passar pela validação de juízes competentes e avaliação real do espaço interativo, bem como sua aplicabilidade no meio acadêmico. Por ser um estudo preliminar sobre a abordagem do aprendizado nas redes, surge a necessidade da continuidade de pesquisas, visando elucidar e melhor compreender a dinâmica desta tecnologia digital.

Externo à Instituição - ELIZABETH TEIXEIRA
Interno - 1368345 - LACY CARDOSO DE BRITO JUNIOR
Presidente - 1549630 - MAISA SILVA DE SOUSA
Interno - 2776913 - MIONI THIELI FIGUEIREDO MAGALHAES DE BRITO