Banca de DEFESA: ANDRESA CORREA PINTO

DISCENTE: ANDRESA CORREA PINTO
DATA: 17/12/2020
LOCAL: Apresentação remota, via plataforma Google Meet

PRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BIOMEDICINA: GUIA PRÁTICO DE ORIENTAÇÕES BÁSICAS DE MICROBIOLOGIA

Microbiologia. Laboratório Clínico. Tecnologia Educacional

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia

Introdução: Nos Laboratórios de Análises Clínicas, cada procedimento deve ser realizado corretamente, garantindo a confiabilidade dos resultados. Nesse contexto, se encontra inserido o aluno em estágio supervisionado. Muitos trabalhos têm sido desenvolvidos a fim de garantir suporte ao profissional de saúde. Desse modo, o uso de tecnologias educacionais pelos alunos de estágio supervisionado pode auxiliar na integração às atividades. Objetivo: Desenvolver um produto para o Setor de Microbiologia dos laboratórios conveniados à Faculdade de Biomedicina da UFPA, com a finalidade de instruir os estagiários sobre a realização dos procedimentos laboratoriais. Metodologia: Este estudo trata-se de uma pesquisa metodológica, gerando como produto o Guia Prático de Orientações Básicas de Microbiologia. Para tal, foi aplicado um questionário aos estagiários, visando perceber suas dificuldades no local de estágio. Resultados: No total, dezesseis alunos aceitaram participar do estudo. Assim, a partir do acompanhamento da rotina dos alunos no estágio supervisionado, das respostas obtidas nos questionários e das impressões relatadas pelos colaboradores da pesquisa, foi desenvolvido o guia prático. Conclusão: O produto didático foi criado levando-se em consideração as normas de biossegurança e os procedimentos realizados no setor de microbiologia, os quais foram abordados por meio de fluxogramas e vídeos. De acordo com os participantes, a inserção de materiais de apoio no estágio implementará o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, a utilização deste material pelos alunos contribuirá com o aprendizado no estágio supervisionado, visto que o estagiário contará com amparo teórico e visual dos procedimentos que estará realizando, além de contribuir com sua formação profissional.

Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Interno - 1025756 - ANDREA LUCIANA SOARES DA SILVA
Interno - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Externo ao Programa - 2375279 - SHEYLA MARA DE ALMEIDA RIBEIRO