Notícias

Banca de DEFESA: RAIMUNDO GLÁDSON CORRÊA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDO GLÁDSON CORRÊA CARVALHO
DATA: 21/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: FERRAMENTA VIRTUAL GOOGLE MEET
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA ASSISTENCIAL (Aplicativo móvel) PARA INFORME RÁPIDO DE RESULTADOS DE MICROBIOLOGIA A PROFISSIONAIS DA SAÚDE (MICAPP)


PALAVRAS-CHAVES:

Resistência Bacteriana; Infecção Hospitalar; Tecnologia móvel; Aplicativo móvel para microbiologia


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

Introdução: A tecnologia móvel é um importante aliado na comunicação em todas as áreas do conhecimento, revolucionando a área da saúde e a forma de lidar com situações envolvendo doentes e profissionais de saúde. Objetivo: Realizar levantamento bibliográfico sobre tecnologias assistenciais para saúde; Desenvolver um modelo para aplicativo móvel que integre o público-alvo na gerência das informações de culturas bacterianas e antibiogramas; Desenvolver modelo para um banco de dados web do MICAPP; Implementar interface web para acesso as funcionalidades do aplicativo móvel; Diminuir o tempo de entrega dos resultados de culturas bacterianas. Metodologia: A tecnologia foi desenvolvida em quatro etapas: 1ª diagnóstico situacional; 2ª revisões de literatura; 3ª Identificação dos critérios técnicos e público alvo; 4ª Construção da tecnologia. O aplicativo móvel (MICAPP) foi construído na plataforma Firebase, usando Firebase Real Time. Resultados: foi desenvolvido um aplicativo móvel com três camadas, a camada 1 representa o banco de dados; camada 2 representa a firebase; camada 3 representa o usuário. Uma interface de navegação com 5 opções: Antibióticos, onde localizam-se os nomes dos antibióticos; Bactérias, onde encontram-se nomes de gêneros e espécies bacterianas; Informações do paciente, onde situam-se  as informações de cadastros do paciente; Pedidos, onde encontram-se os resultados dos exames; e Alertas onde localizam-se as mensagens e de onde se dispara  os  alertas. Discussão: atualmente as tecnologias de informação e comunicação utilizadas em saúde possibilitam estruturar e processar dados em tempo real, além de permitir o compartilhar entre colaboradores envolvidos em assistência saúde (GUIMARAES et al., 2012). Este estudo corrobora com a ideia de Guimarães, pois o MICAPP compartilha informações em menor tempo em relação as práticas atuais em laboratórios, a ferramenta recebe e organiza dados em tabelas estruturadas com concentração inibitória mínima, interpretação de resistentes e sensíveis. Conclusão: A construção do aplicativo trará benefícios aos profissionais de saúde e pacientes no que se refere a infecção bacteriana, uma vez que o mesmo possui recursos para processar, armazenar e compartilhar informações. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1025756 - ANDREA LUCIANA SOARES DA SILVA
Externo ao Programa - 3558015 - DANIELLE COSTA CARRARA COUTO
Interno - 1152934 - EDUARDO JOSE MELO DOS SANTOS
Presidente - 2776913 - MIONI THIELI FIGUEIREDO MAGALHAES DE BRITO
Externo à Instituição - ROBSON JOSE DE SOUZA DOMINGUES
Notícia cadastrada em: 08/09/2020 10:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1