Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: NEIDIANE FARIAS RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NEIDIANE FARIAS RAMOS
DATA: 23/03/2020
HORA: 10:00
LOCAL: ICB
TÍTULO:

Elaboração de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para Dispensação de Concentrado de Hemácias na Gerência de Distribuição da Fundação HEMOPA, Belém – Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia em saúde, hemoterapia, protocolo clínico, padrões de referência, dispensação de produtos.


PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

INTRODUÇÃO: O ato de transfusão de sangue visa sempre adequar às necessidades de saúde do receptor ao uso racional do sangue. Contudo, esta prática ainda que executada de acordo com todas as normas reguladoras existentes, indicação e efetuada corretamente sempre representa risco ao paciente. Esses riscos estão associados as chamadas reações transfusionais, que podem surgir no decorrer de horas, dias, meses ou anos após uma transfusão sanguínea. Assim uma importante fase da terapia transfusional é a que trata da dispensação de hemocomponente que vai desde a correta solicitação pelo prescritor do hemocomponente a ser transfundido, e sua justificativa segundo a indicação por clínicos, laboratoriais, necessidades do paciente e número de produtos a serem dispensados, até o atendimento desses pedidos segundo critérios definidos em portarias e manuais de boas práticas transfusionais segundo a existência de anticorpos irregulares e, transfusões ou reações transfusionais anteriores, como já é bem estabeledidos em serviços de hemoterapia nacionais e internacionais. OBJETIVO: Produzir uma tecnologia (procedimento operacional padrão) para facilitar a dispensação de concentrados de hemácias pela Gerência de Distribuição (GEDIT) da Fundação HEMOPA. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa metodológica que será desenvolvido em cinco fases: diagnóstico situacional e documental sobre a prática de dispensação de concentrado de hemácias na Gerência de Distribuição da Fundação HEMOPA; revisões de literatura; construção da tecnologia (Procedimento Operacional Padrão - POP); validação do conteúdo com a participação de juízes-especialistas da área da saúde e juízes-especialistas de ouras áreas; e teste piloto. A análise dos dados quanto ao grau de relevância utilizará a escala do tipo Likert. Para a validação do conteúdo quanto à concordância entre os especialistas será utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). E para a validação da tecnologia pelos juízes de outras áreas será calculada a porcentagem de escores obtidos no instrumento SAM. E assim pretende-se com a elaboração desta ferramenta contribuir com a dispensação de hemocomponentes pelos profissionais de enfermagem que atuam na GEDIT da Fundação Hemopa, possibilitando que o uso dos hemocomponentes ocorram de forma cada vez mais racional e segura.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1152934 - EDUARDO JOSE MELO DOS SANTOS
Presidente - 1368345 - LACY CARDOSO DE BRITO JUNIOR
Interno - 1549630 - MAISA SILVA DE SOUSA
Interno - 1513331 - VANESSA JOIA DE MELLO
Notícia cadastrada em: 16/03/2020 17:07
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2