Notícias

Banca de DEFESA: JANAINA FIGUEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA FIGUEIRA DA SILVA
DATA: 26/11/2019
HORA: 15:00
LOCAL: ICB/UFPA
TÍTULO:

 Implantação de protocolo para dosagem de enzimas em amostras de sangue impregnado em papel filtro para diagnóstico de doenças lisossômicas de depósito.



PALAVRAS-CHAVES:

Doenças Lisossômicas, Atividade enzimática, Sangue impregnado em papel filtro.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

Introdução: As Doenças Lisossomais de Depósito (DLD) representam um grupo de pelo menos 50 entidades genéticas distintas, cada uma delas resultante de deficiência de uma atividade proteica particular, sendo que, este número aumenta à medida que novas doenças são caracterizadas do ponto de vista genético e bioquímico. Neste sentido, as amostras de sangue impregnado em papel filtro (SIPF) vem sendo utilizadas como forma de triagem de novos pacientes com DLD. Todavia, este ainda não é utilizado como forma de diagnóstico final. Objetivo: Implantação de protocolo para investigação de DLD baseado na técnica de dosagem enzimática em amostras de sangue impregnado em papel filtro (SIPF). Materiais e métodos: Foram coletadas amostras de sangue total para a obtenção de SIPF. O grupo controle foi constituído de amostras de 30 indivíduos saudáveis (18 a 50 anos), de ambos os sexos e 30 amostras de recém-nascidos. Além de amostras previamente selecionadas de indivíduos com diagnóstico realizado no LEIM/UFPA para patologias referentes a algumas enzimas presentes no estudo. Para a análise das enzimas foram utilizados o método descrito por Civallero, et al., (2006). Os resultados forem expressos em média ± desvio padrão. Resultados: A partir das análises das atividades enzimáticas, foi possível estabelecer os valores de referência para indivíduos adultos normais e também para recém-nascidos. Não foi possível estabelecer valores de referência para alguns dos indivíduos diagnosticados com DLD devido ao tamanho amostral ser muito pequeno nesse estudo. A partir dos resultados obtidos das dosagens enzimáticas, foi possível perceber que em 8 das enzimas analisadas (66%), houve diferença estatísticamente significantes entre amostras de indivíduos adultos e recém-nascidos (p< 0,005). Conclusão: No presente estudo foi possível padronizar o protocolo de investigação para DLDs a partir da utilização de amostras de SIPF, além de estabelecer valores de referência para controles normais adultos e recém-nascidos. O estabelecimento desses valores demonstra a importância de estudos como estes, visto que a necessidade de técnicas que auxiliem a triagem e diagnóstico de DLD de forma precoce é crucial para o estabelecimento de um tratamento preciso, bem como a promoção da qualidade de vida do paciente.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE MELO AMARAL
Externo ao Programa - 2358078 - FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT FIGUEIREDO
Interno - 1751742 - GREICE DE LEMOS CARDOSO
Presidente - 1226495 - LUIZ CARLOS SANTANA DA SILVA
Interno - 1513331 - VANESSA JOIA DE MELLO
Notícia cadastrada em: 19/11/2019 09:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2