Banca de DEFESA: THAIS COSTA BRITO

DISCENTE: THAIS COSTA BRITO
DATA: 21/02/2019
LOCAL: Sala de aula da Empresa de Medicina Veterinária Preventiva Júnior da UFRA

Pesquisa de anticorpos para o Vírus linfotrópico T de primata em primatas não humanos criados em cativeiro

Primate T-lymphotropic virus, Chlorocebus sabaeus, Ensaio imunoenzimático; western blot

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O Primate T-lymphotropic virus é um Retrovírus que tem como característica a afinidade por linfócitos T. Uma pequena porcentagem da população de primatas não humanos infectada por este vírus desenvolve a doença, podendo levar os animais à óbito durante meses na sua forma linfomatosa. Apesar de estudos demonstrarem a resistência de células leucocitárias frente à infecção causada pelo vírus, as mesmas sofrem constantes mutações e, assim, modificações durante a transcriptase reversa, fazendo com que estes sejam cada vez mais difíceis de serem combatidos. O objetivo do trabalho foi verificar a presença de anticorpos para o Primate T-lymphotropic virus na atual colônia de primatas não humanos mantidas no Centro Nacional de Primatas. Peptídeos específicos do Vírus Linfotrópico de Células T Humano (HTLV-I e HTLV-II) em Ensaio Imunoenzimático – ELISA foram empregados para a detecção de anticorpos para o referido vírus, as amostras positivas foram confirmadas por western blot.  Do total de amostras de soro sanguíneo das espécies coletadas, 22,45% (11/49) apresentaram positividade nos testes sorológicos. A análise de anticorpos contra o Primate T-lymphotropic virus nos presentes primatas não humanos indicam a provável presença do vírus nesses animais.

Presidente - 380.031.392-87 - ALEXANDRE DO ROSARIO CASSEB - UFRA
Externo à Instituição - CONCEICAO DE MARIA ALMEIDA VIEIRA
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO PEREIRA CARNEIRO MUNIZ
Interno - 611.088.472-34 - RENE RIBEIRO DA SILVA - UFPA