Banca de DEFESA: MARIA DE FÁTIMA FERNANDES RENDEIRO

DISCENTE: MARIA DE FÁTIMA FERNANDES RENDEIRO
DATA: 28/09/2018
LOCAL: ICB

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DAS PESSOAS VIVENDO COM HIV/AIDS INTERNADAS EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EM BELÉM, PARÁ, BRASIL.

HIV; AIDS; Epidemiologia; Hospitalização.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é um importante problema de saúde pública mundial e pouco se conhece acerca do número e dos motivos de internação hospitalar na Região Norte do Brasil. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil clínico-epidemiológico de pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA) admitidas no Hospital Universitário João de Barros Barreto, em Belém, Pará, assim como os principais motivos de internação hospitalar. Trata-se de um estudo observacional, descritivo, retrospectivo no qual foram incluídos PVHA maiores de 18 anos, de ambos os sexos, admitidos no HUJBB no período de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2017, sendo que os dados foram coletados dos prontuários médicos. Ocorreram 353 internações nesse ano, das quais foram excluídas do estudo 113 por não contemplarem os critérios de inclusão. Entraram no estudo 240 internações, das quais oito foram readmissões no ano de 2017. A média de idade das PVHA foi de 41,1 anos, sendo que a maioria (65,4%) era homens. Em 53,7% dos prontuários médicos não há relato de comorbidades associadas e 16,6% mencionam doenças relacionadas ao sistema digestivo, seguido pelo sistema respiratório. Foi observado que 37,7% das PVHA relatou abandono ou uso irregular de terapia antirretroviral. As doenças oportunistas mais relatadas nos últimos três meses anteriores a internação neste estudo foram as infecções bacterianas, seguidas por fúngicas, virais, parasitárias, inespecíficas e neoplásicas. Foi observada associação entre o tempo de internação e o seu desfecho, assim como entre este e o abandono da terapia. Desta forma, foi observada que as não adesão à terapia antirretroviral, associada ao provável diagnóstico tardio da infecção pelo HIV são fatores importantes para aumentar as chances de comorbidades e a necessidade de internação hospitalar em Belém.

Interno - 1025756 - ANDREA LUCIANA SOARES DA SILVA
Presidente - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Interno - 820.341.252-15 - RENATA BEZERRA HERMES - UFPA
Externo ao Programa - 2492740 - ROSIMAR NERIS MARTINS FEITOSA