Banca de QUALIFICAÇÃO: RITIANE SENA CAETANO

DISCENTE: RITIANE SENA CAETANO
DATA: 22/02/2018
LOCAL: Auditório do ICB

Comparação de técnicas sorológicas e moleculares no diagnóstico laboratorial da infecção pelo vírus linfotrópico das células T humanas 1 e 2 (HTLV-1/2).

HTLV; Diagnóstico laboratorial, Nested-PCR,  PCR em tempo real.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia

O Vírus linfotrópico das células T humanas (HTLV) apresenta tropismo por células T, sendo que o HTLV-1 infecta preferencialmente os linfócitos T CD4+ e o HTLV-2 os linfócitos T CD8+. A infecção crônica pelo HTLV-1 está associada principalmente a Leucemia / Linfoma de Células T do Adulto (LLcTA) e a Paraparesia Espástica Tropical ou Mielopatia Associada ao HTLV-1 (PET/MAH). Estima-se que existem aproximadamente 5 a 10 milhões de indivíduos infectados pelo HTLV-1 no mundo. No entanto, aproximadamente 95% dos portadores desse vírus permanecem assintomáticos durante toda a vida, enquanto que 5% apresentam sintomas. O HTLV-2 raramente está associado a quadros de doenças neurológicas e leucêmicas. O diagnóstico laboratorial da infecção pelo HTLV é realizado através de métodos sorológicos que permitem a detecção de anticorpos específicos contra o vírus no plasma ou no soro, e também, através de métodos moleculares que permitem a detecção do genoma viral que se encontra integrado ao genoma da célula hospedeira em forma de provirus. A PCR em tempo real é considerada uma ferramenta útil, simples, prática, sensível e reprodutível para a quantificação da carga proviral do HTLV-1, sendo importante para avaliar a progressão de doenças associadas ao HTLV-1 e do HTLV-2, e ainda, o seu uso já se mostrou relevante como teste de confirmação da infecção pelo HTLV-1/2. Dessa forma, a relevância desse estudo consiste em avaliar técnicas sorológicas e moleculares a fim de elucidar os casos discordantes, identificando o verdadeiro estado de infecção viral ou não, e ainda, visando a sua utilização na rotina laboratorial do Núcleo de Medicina Tropical da UFPA (NMT/UFPA).

Externo ao Programa - 1258568 - ANTONIO CARLOS ROSARIO VALLINOTO
Externo ao Programa - 1556359 - HELLEN THAIS FUZII
Interno - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Presidente - 1549630 - MAISA SILVA DE SOUSA