Banca de QUALIFICAÇÃO: MONIQUE SUELLEN LIMA DA SILVEIRA

DISCENTE: MONIQUE SUELLEN LIMA DA SILVEIRA
DATA: 05/10/2017
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UFPA

PADRONIZAÇÃO DE UM PROTOCOLO PARA DETECÇÃO RÁPIDA DO ALELO HLA-B*27 EM PACIENTES COM SUSPEITA DE ESPONDILITE ANQUILOSANTE

Espondilite Anquilosante, HLA-B*27, Espondiloartrites, PCR-SSP

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

A Espondilite Anquilosante (EA) constitui um grupo de doenças reumáticas e inflamatórias com padrão familiar e origem imunológica, este grupo de doenças vem sendo frequentemente associadas com o antígeno de histocompatibilidade HLA-B*27. A EA é a mais comum dentre as espondiloartrites, é uma doença que afeta principalmente as articulações sacroilíacas e o esqueleto axial. A frequência de *B27 em espondiloartrites é mais que vinte vezes maior que na população em geral, atingindo quase 98% dos pacientes com espondilite anquilosante, portanto o HLA-B*27 vem sendo determinado como marcador dessa doença. A EA é uma doença progressiva que, ao seu curso causa a diminuição da qualidade de vida do paciente, onde muitos sofrem com a perda de sua qualidade de vida, e consequentemente a perda progressiva de sua capacidade de trabalho, fato este relevante em questão aos possiveis custos a previdencia resultantes de uma aposentadoria antecipada. No Pará a tipagem de alelos *B27 para atender a solicitações de reumatologistas é feita apenas em laboratórios particulares e possuem um alto custo, o que torna este exame pouco acessível a grande parte da população, entretanto é possível implementar testes de simples realização e com custos mais acessíveis e após avaliação dos métodos e estratégias já descritas na literatura, valida-los e disponibiliza-los à população, neste contexto, utilizaremos a técnica de PCR-SSP, tendo como objetivo principal do presente trabalho padronizar um protocolo de PCR-SSP para identificar HLA-B*27, validar e implementar a tipagem do alelo e disponibiliza-la em serviços de referência em reumatologia.

Externo ao Programa - 2568062 - BARBARELLA DE MATOS MACCHI
Presidente - 1152934 - EDUARDO JOSE MELO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 2153011 - MARIA DE FATIMA LOBATO DA CUNHA
Interno - 1513331 - VANESSA JOIA DE MELLO