Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO AUGUSTO DE BARROS DOMINGUES

DISCENTE: RICARDO AUGUSTO DE BARROS DOMINGUES
DATA: 12/09/2017
LOCAL: Sala de estar, Hemopa.

ANÁLISE COMPARATIVA DE MÉTODOS TREPONÊMICOS E NÃO TREPONÊMICOS PARA A TRIAGEM SOROLÓGICA DE SÍFILIS EM DOADORES DE SANGUE ATENDIDOS NA FUNDAÇÃO HEMOPA

Sífilis, Triagem em banco de sangue.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia

A sífilis é causada pela espiroqueta Treponema pallidum subesp. pallidum, é uma IST mundialmente distribuída sendo de grande preocupação principalmente para os países em desenvolvimento, tendo uma taxa elevada de transmissão. A infecção gera alguns sinais e sintomas característicos como o cancro duro e é caracterizada por diferentes fases: sífilis primária, latência, secundária e terciária. É tratável com penicilina, porém é muitas vezes negligenciada pela ausência de manifestações clínicas, mesmo sem tratamento, na fase de latência. O Treponema pallidum não é cultivável in vitro, e o exame direto causa bastante resultados falso-negativos, por conta de a espiroqueta ser bastante suscetível ao ambiente; por isso utiliza-se como diagnóstico principalmente métodos sorológicos treponêmicos e não treponêmicos. Há uma grande preocupação na transmissão da sífilis por meio de transfusões sanguíneas, acarretando em grandes esforços para minimizar cada vez mais esse risco. De acordo com a Portaria n° 158 de 2016 do Ministério da Saúde, o teste para triagem de sífilis deve ser realizado através da detecção de anticorpo anti-treponêmico ou não-treponêmico, não sendo determinado um teste padrão para se realizar na triagem, ficando assim, a critério de cada hemocentro a escolha da metodologia. Logo, não há uma resposta direta para qual dos testes é o mais adequado para a triagem de sífilis em doadores de sangue, visando o aumento da segurança transfusional. Faz-se necessário então, a realização de um estudo que avalie as diferentes metodologias, visando cada vez mais a segurança transfusional aliada com a realidade orçamentária dos bancos de sangue brasileiros. O objetivo deste trabalho é a comparação entre diferentes métodos de triagem de sífilis em banco de sangue, avaliando vantagens e desvantagens de cada um. Para tanto, serão testadas 1000 amostras por três testes diferentes, RPR, ELISA e a Quimioluminescência.

Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE MELO AMARAL
Interno - 2866164 - JACQUELINE CORTINHAS MONTEIRO
Externo à Instituição - NUBIA CAROLINE COSTA DE ALMEIDA
Presidente - 820.341.252-15 - RENATA BEZERRA HERMES - UFPA