Notícias

Banca de DEFESA: MARCELO PEREIRA MOTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO PEREIRA MOTA
DATA: 14/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: FUNDAÇÃO HEMOPA
TÍTULO:

Análise dos marcadores sorológicos e moleculares da hepatite B em doadores de sangue atendidos na Fundação HEMOPA, Pará, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Hepatite B; NAT; Doador inapto de sangue


PÁGINAS: 18
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia
RESUMO:

Introdução: A hepatite B é um problema de saúde global e estima-se que 257 milhões de pessoas encontram-se infectadas pelo vírus no mundo. Na triagem laboratorial de doadores de sangue, são testados os marcadores HBsAg, anti-HBc total, anti-HBs e NAT (Acid Nucleic Test). Após a portaria 158/2016 o teste NAT tornou-se obrigatório no Brasil e seu uso tem permitido esclarecer o real motivo de tantos descartes de bolsas de sangue para transfusão, além de detectar precocemente casos de hepatite B na fase de janela imunológica, aumentando a segurança transfusional. Objetivos: Analisar a prevalência da hepatite B em doadores de sangue inaptos na triagem sorológica, através dos marcadores para hepatite B e propor o fluxo para a realização de exames para o retorno do doador inapto. Material e Métodos: Foram recrutados 272 doadores de sangue inaptos que aceitaram participar do estudo entre fevereiro de 2015 a junho de 2016, sendo as amostras submetidas à testagem para os marcadores HBsAg, anti-HBc, anti-HBs e DNA do VHB através do teste NAT. Resultados: Foram analisadas 93.891 doações durante o período do estudo. Deste total, 1.086 (1,15%) amostras tiveram algum marcador reagente para o HBV, dos quais foram incluídos neste estudo 272 doadores que retornaram para coleta de nova amostra para conformação da inaptidão observada. A análise dos diferentes marcadores revelou 9 (3,30%) doadores com infecção em curso, 1 caso (0,36%) de Hepatite B oculta e 1 caso de infecção em Janela imunológica, resultando em um rendimento do teste NAT HBV de 1: 93.891 na população analisada.  Um total de 35 doadores (12,87%) apresentaram resultados soronegativos na segunda amostra e 54 (19,85%) foram classificados como reação cruzada devido resultados que permaneceram inconclusivos ou URL/CO baixo na segunda amostra. Não ficou definida a conclusão do perfil de 7 doadores que apresentaram o marcador anti-HBc isolado com valor de URL/CO > 4,0. Foi observado ainda que 75,28% dos doadores concluídos como não infectados pelo HBV estavam suscetíveis à infecção devido ausência do marcador anti-HBs. Conclusão: Um grande percentual de doadores de sangue inaptos para hepatite B se deve a resultados falso-positivos, especialmente para o marcador anti-HBc. A implementação do teste de ácido nucléico NAT na triagem dos bancos de sangue tem contribuído significativamente para o aumento da segurança transfusional, através da detecção infecções em fases iniciais na fase de janela imunológica, bem como possíveis casos de hepatite B oculta. A realização do exame anti-HBs no momento do retorno do doador inapto, conjuntamente aos outros marcadores sorológicos e moleculares de triagem, contribui para o entendimento do significado da inaptidão observada nos doadores de sangue.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE MELO AMARAL
Interno - 1291924 - JOSE ALEXANDRE RODRIGUES DE LEMOS
Externo ao Programa - 2343103 - LUCIMAR DI PAULA DOS SANTOS MADEIRA
Externo à Instituição - NUBIA CAROLINE COSTA DE ALMEIDA
Presidente - 820.341.252-15 - RENATA BEZERRA HERMES - UFPA
Notícia cadastrada em: 06/07/2017 15:25
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1