Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO ANDRÉ CAMPOS BAÍA

DISCENTE: FÁBIO ANDRÉ CAMPOS BAÍA
DATA: 28/04/2017
LOCAL: UFPA

AVALIAÇÃO HORMONAL E ULTRASSONOGRÁFICA DA TIREOIDE EM DIFERENTES ESPÉCIES DE PRIMATAS MANTIDOS EM CATIVEIRO.

Patologia clínica; ultrassonografia; hormônio; tireoide

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Patologia Animal
ESPECIALIDADE: Patologia Clínica Animal

O Brasil possui quase 1/3 das florestas tropicais remanescentes do mundo e é reconhecido como um dos mais importantes repositórios da diversidade biológica mundial. Há evidente a contribuição de pesquisas com animais para a saúde do homem, principalmente utilizando como animais de experimentação os primatas não humanos (PNH), devido ao parentesco evolutivo muito próximo, tanto por semelhanças anatômicas como comportamentais, fisiológicas, bioquímicas, hematológicas e reprodutivas. Ainda há muito a ser resolvido a respeito do papel da tiroide no desenvolvimento fisiológico do primata. Seres humanos e PNH compartilham um conjunto de traços de evolução. As técnicas mais recentes para medição dos parâmetros da função da tireoide no soro (dosagem de T3, FT3, T4, FT4, T3-uptake e T4-uptake) têm sido aplicadas principalmente para os seres humanos e muito pouco se sabe acerca de tais parâmetros em outras espécies animais. Devido à falta de estudos e à alta similaridade de PNH com humanos torna-se importante realizar estudos dos PNH nas pesquisas de fisiologia, de comportamento e de análises clínicas, ou seja, nas pesquisas biomédicas. O objetivo deste trabalho é estabelecer valores de referência para níveis séricos de triiodotironina total e livre (T3 e FT3), tiroxina total e livre (T4 e FT4), tirotrofina (TSH), tiroglobulina (Tg) e determinação quantitativa da capacidade de fixação da tiroxina (T-Uptake), além de avaliar sua utilidade como marcadores hormonais da função tireóidea em PNH de diferentes espécies criados em cativeiro na Amazônia Oriental. O trabalho foi realizado com parceria entre o Centro Nacional de Primatas (CENP), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Foram realizadas no CENP a avaliação clínica, coleta de sangue e dosagem hormonal de 37 Aotus azarai infulatus e 39 Chlorocebus aethiops, também, a avaliação ultrassonográfica da tireoide de 22 Aotus azarai infulatus e 20 Chlorocebus aethiops. Como resultados serão calculados parâmetros básicos da estatística descritiva (média, variância, desvio padrão) para todas as variáveis analisadas, como sexo, faixa etária e entre espécies. Será utilizado o programa BioEstat 5.0, os resultados serão expressos como média ± desvio padrão e as diferenças consideradas significativas quando P<0,05.

Externo à Instituição - EDNALDO DA SILVA FILHO
Externo à Instituição - FREDERICO OZANAN BARROS MONTEIRO
Presidente - 1504941 - MARIA VIVINA BARROS MONTEIRO
Externo ao Programa - 1297519 - MOISES HAMOY