Notícias

Banca de DEFESA: RENAN CHAVES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENAN CHAVES DE LIMA
DATA: 24/02/2017
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO ARLINDO PINTOP - ICB/UFPA
TÍTULO:

Rastreamento primário do câncer cervical: associação da citologia em meio líquido com a detecção e genotipagem do Papillomavirus humano (HPV) de alto risco por técnica de biologia molecular.

.


PALAVRAS-CHAVES:

 Papillomavirus humano, Câncer cervical, Biologia molecular.


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
SUBÁREA: Biologia Molecular
RESUMO:

Objetivo: Infecções pelo Papilomavírus humano (HPV) são uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo inteiro e é a principal causa do câncer cervical. Este estudo teve por objetivo determinar a frequência de infecções por HPV e realizar a associação da citologia em meio líquido (CML) com a análise molecular de DNA do HPV de alto risco (HR-HPV), bem como fornecer informações relevantes à classe médica no que diz respeito ao rastreio primário do câncer cervical.

Métodos: O estudo foi do tipo observacional, descritivo, transversal e de caráter retrospectivo.  Na anatomia patológica realizou-se a CML e no setor de biologia molecular, o teste utilizado para detecção e genotipagem do HR-HPV foi o cobas® HPV Test.

Resultados: No período de 2013 a 2015, um total de 1.042 amostras foram analisadas. Considerando-se um total de 987 amostras, observou-se uma frequência de 38,50% de mulheres na faixa etária entre 31 a 40 anos, 25,03% com positividade para HR-HPV, 5,47% com presença de alterações morfológicas celulares e 4,25% apresentaram uma combinação de HR-HPV positivo com CML alterada. A positividade para HR-HPV mostrou-se significativamente associada com a presença de alterações morfológicas celulares (χ2= 81,78; p<0,0001) e o risco relativo demonstrou que de cada 7 mulheres com positividade para HR-HPV, uma poderá apresentar alterações morfológicas celulares. A prevalência de HR-HPV diminuiu com o aumento da idade.

Conclusão: O teste de biologia molecular utilizado mostra-se como uma ferramenta útil no diagnóstico e monitoramento das infecções por HPV. Este se torna parte de uma estratégia diagnóstica de prevenção para o desenvolvimento de lesões precursoras e câncer cervical.  A recomendação de um novo algoritmo como opção de rastreio primário utiliza a alta sensibilidade e estratificação de risco da biologia molecular, juntamente com a alta especificidade da citologia para um equilíbrio ideal no rastreio do câncer cervical.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1226495 - LUIZ CARLOS SANTANA DA SILVA
Interno - 392.492.042-72 - LACY CARDOSO DE BRITO JUNIOR - UFPA
Externo ao Programa - 2358078 - FERNANDA ANDREZA DE PINHO LOTT FIGUEIREDO
Externo à Instituição - IGOR BRASIL COSTA
Externo à Instituição - PEDRO EDUARDO BONFIM FREITAS
Notícia cadastrada em: 23/02/2017 14:42
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1