Banca de DEFESA: MALENA NORO SILVA

DATA: 25/08/2016
LOCAL: a definir

Material didático de Hematologia Veterinária

Patologia clínica; hematologia; material didático; hemograma

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A Patologia Clínica utiliza métodos laboratoriais para auxiliar no diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças. A primeira disciplina de patologia clínica veterinária foi ministrada na Universidade da Pensilvânia por volta de 1936. Neste mesmo período também começaram a surgir os primeiros livros de análises clínicas a partir de experiências e anotações realizadas nos laboratórios que eram usadas para ensinar em cursos de diagnóstico laboratorial. O tópico hematologia está presente nas ementas das disciplinas de patologia clinica veterinária de universidades nacionais e de outros países, porém poucos materiais didáticos são específicos para área de veterinária. Logo, se faz necessário a produção de materiais didáticos em análises clínicas veterinárias. O objetivo do trabalho foi produzir material didático com o tema de Hematologia Veterinária. Foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica, utilizando livros textos clássicos, artigos científicos nacionais e internacionais e pesquisa documental do material da docente responsável pela disciplina. O material didático elaborado aborda tópicos sobre a constituição do sangue, hematopoiese, hemácias leucócitos e plaquetas. Também forma inseridas ilustrações sobre o tema proposto e imagens de lâminas oriundas da rotina do Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da UFPA. Espera-se que o material produzido possa auxiliar os alunos no aprendizado da disciplina de Patologia Clínica do curso de medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará.

Presidente - 1504941 - MARIA VIVINA BARROS MONTEIRO
Interno - 1228042 - JOSE RICARDO DOS SANTOS VIEIRA
Interno - 611.088.472-34 - RENE RIBEIRO DA SILVA - UFPA
Externo ao Programa - 1291598 - RITA DE CASSIA MOUSINHO RIBEIRO