Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA MAXIMO DOS SANTOS

DISCENTE: JESSICA MAXIMO DOS SANTOS
DATA: 22/04/2016
LOCAL: Hospital Universitário João de Barros Barreto, sala 02, segundo andar.

Estudo dos fatores de risco e proteção associados ao acidente vascular cerebral no município de Belém, Pará.

Doenças cerebrovasculares; acidente vascular encefálico; epidemiologia; fatores de risco; fatores de proteção.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Encefálico (AVE) é uma doença caracterizada pelo início agudo de um déficit neurológico, devido a um dano tecidual no encéfalo, resultante de um distúrbio na circulação sanguínea encefálica. Este evento pode ocorrer de forma súbita, persistindo por pelo menos 24 horas e está relacionado a fatores de risco e predisponentes ou por defeito anatomopatológico neurológico focal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o fato de uma “epidemia” de AVC em países em desenvolvimento. É uma das principais causas de morte e de sequelas no mundo, atingindo cerca de 16 milhões de pessoas anualmente, dessas, seis milhões morrem. No Brasil, é a principal causa de morte e incapacidade, gerando impactos econômicos e sociais. Considerando ser o AVC uma doença multifatorial, a combinação de fatores de risco têm influência na incidência desta desordem neural. Constitui objetivo do presente estudo avaliar os fatores de risco e de proteção, por meio de estudo exploratório com elementos descritivos e quantitativos, e analisar os riscos de ocorrência de AVC no município de Belém, Estado do Pará. Para tal será realizado um estudo exploratório, por meio de um questionário semiestruturado, contendo elementos descritivos e quantitativos, para a coleta dos dados norteadores da pesquisa. Considerando se tratar de um estudo por amostragem, a escolha do público-alvo será aleatória, tendo como principais critérios de elegibilidade, a assinatura do Termo de consentimento livre e esclarecido, a coleta em logradouros públicos e a residência fixa no município de Belém. Espera-se contribuir no sentido de traçar um perfil epidemiológico dos fatores de risco e de proteção e avaliar a amostra quanto ao risco do AVC, no município de Belém e, assim, colaborar para o planejamento das estratégias de promoção de saúde e prevenção do AVC no Brasil.

Interno - 2331683 - DELIA CRISTINA FIGUEIRA AGUIAR
Externo ao Programa - 1372427 - EVONNILDO COSTA GONCALVES
Externo à Instituição - CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 23/05/2016 15:21