Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA SALHEB VIEITAS DE FIGUEIREDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA SALHEB VIEITAS DE FIGUEIREDO
DATA: 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: ICB/UFPA
TÍTULO:

CRIAÇÃO DE UM GUIA PRÁTICO INSTRUCIONAL PARA AUXILIAR O ATENDIMENTO MÉDICO DE DOADORES INAPTOS REAGENTES PARA O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA. 


PALAVRAS-CHAVES:

Doadores de Sangue, Teste de HIV, HIV, Materiais Educativos e de Divulgação, Educação em Saúde, Guia de Prática Clínica.


PÁGINAS: 27
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

 A Portaria de Consolidação n° 05 do Ministério da Saúde, que regulamenta a atividade hemoterápica no Brasil, estabelece a necessidade de realização de testes para infecções transmissíveis pelo sangue entre os candidatos a doação. Dentre os testes obrigatórios para esse público esta o exame para infecção pelo HIV através da detecção anticorpo contra o HIV ou detecção combinada de anticorpo + antígeno p24, e a pesquisa obrigatória de anticorpos contra os subtipos 1, 2 e a detecção de ácido nucleico do HIV. A interpretação dos resultados sorológicos reagentes para a pesquisa de HIV, baseada no perfil da relação entre os valores de sinal/ponto de corte (S/CO) dos resultados dos testes sorológico e  molecular (detectável ou indetectável), por exemplo como: provável falso positivo e provável verdadeiro positivo, nem sempre é clara para a equipe médica, nem quais orientações e aconselhamentos devem ser dados aos doadores nessas condições. Objetivos. Criar um guia prático instrucional com orientações aos profissionais médicos do ambulatório de doadores inaptos da Fundação HEMOPA quanto aos valores da relação S/CO dos resultados laboratorias de doadores inaptos para o vírus HIV, de modo a contribuir para o estabelecimento da melhor conduta a ser adotada para esses doadores. Metodologia. Esse é um estudo do tipo metodológico realizado em duas etapas: a 1a etapa de pesquisa documental existente na literatura mundial sobre o tema; e a 2a etapa de construção da tecnologia que será baseada no levantamento de dados na Gerência de Triagem de Doenças Transmitidas pelo Sangue (GETDT) da Fundação HEMOPA sobre os valores da relação S/CO dos marcadores laboratoriais sorológicos reagentes (inconclusivos e positivos) para HIV e seus respectivos resultados  para o teste molecular NAT(detectável ou indetectável), que definiram a inaptidão para doadores de sangue, no período de janeiro a dezembro de 2023, análise estatística, e construção, propriamente dita, da tecnologia em saúde a que se propõem esse estudo, de forma clara e sem correr o risco desse se transformar em um artefato meramente informativo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE MELO AMARAL
Interno - 2866164 - JACQUELINE CORTINHAS MONTEIRO
Presidente - 1368345 - LACY CARDOSO DE BRITO JUNIOR
Interno - 1549630 - MAISA SILVA DE SOUSA
Externo à Instituição - RENATA BEZERRA HERMES
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 19:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1