Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREY DE SOUZA ALVES

DISCENTE: ANDREY DE SOUZA ALVES
DATA: 18/12/2015
LOCAL: Sala de aula do lab. de microbiologia e imunologia do Instituto da Sáude e Produção Animal-UFRA

Diagnóstico sorológico para o vírus de célula T-linfotrópica símia em primatas não humanos criados em cativeiro em Belém-PA

Chlorocebus aethiops, Ensaio imunoenzimático; western blot

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia

Os Vírus linfotrópicos de células T de Primata (PTLV) são um grupo de retrovírus relacionados a humanos e símios, compartilhando caracteristicas biológica e moleculares semelhantes os quais incluem o Virus linfotropico de celulas T humano 1 e 2 (HTLV-1 e HTLV-2,) Vírus linfotrópico de celulas T símio 1, 2 e 3 (STLV-1, STLV-2 e STLV-3). No entanto, sua origem e evolução, bem como os seus modos de difusão, ainda são pouco conhecidos. O Virus linfotropico de celuas T simio 1 (STLV-1) pertence a um grupo variado de deltaretroviruses que infectam naturalmente mais de 20 espécies de primatas africanos e asiáticos. O STLV-1 está intimamente relacionado geneticamente à sua contraparte humana HTLV-1, que infecta mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Símios do velho mundo têm sido introduzidos no continente americano, criados em cativeiros, em zoológicos, circos e propriedades particulares, muitas vezes, em próximo contato com símios do novo mundo. O objetivo será verificar a presença de anticorpos para STLV por técnicas sorológicas de Ensaio imunoenzimático e western blot. Serão colhidas amostras sanguíneas para retirada do soro de 49 primatas não humanos da espécie Chlorocebus aethiops pertencentes ao velho mundo.

Presidente - 380.031.392-87 - ALEXANDRE DO ROSARIO CASSEB - UFRA
Externo à Instituição - CONCEICAO DE MARIA ALMEIDA VIEIRA
Interno - 1297519 - MOISES HAMOY
Externo à Instituição - SANDRO PATROCA DA SILVA