Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRA ARIADINE BITTENCOURT GONÇALVES PEREIRA

DISCENTE: ALEXANDRA ARIADINE BITTENCOURT GONÇALVES PEREIRA
DATA: 20/12/2013
LOCAL: Auditório João Paulo Vale Mendes - ICB/UFPA
TÍTULO: Avaliação do nível glicêmico, parâmetros hematológicos em ratos silvestres do gênero Proechimys após captura
PALAVRAS-CHAVES: Roedores; modelos experimentais; hematologia; bioquímica.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
RESUMO: Embora as pesquisas biomédicas utilizem muitas espécies de roedores para a padronização e modelos experimentais com a finalidade de elucidar de maneira adequada alguns processos patológicos, muitos modelos ainda devem ser inseridos em decorrência da potencialidade com respostas mais adequadas para o estudo. Desta forma, a proposta do projeto é de estudar os parâmetros hematológicos e bioquímicos objetivando padronizar seus dados fisiológicos para posteriormente utilizá-los nas pesquisas biomédicas, indicando de maneira adequada sua utilização proporcionando alternativas para adequação de novos modelos experimentais. Os animais serão capturados na mata da Pirelli por técnicos do Instituto Evandro Chagas. Após captura, os animais serão ambientados nas instalações do biotério do IEC neste período. A coleta do material será feita mediante punção retrocular por tubo heparinizidado e punção caudal onde será coletado 0,5ml de sangue. Para a determinação do parâmetro bioquímico será utilizado o aparelho REFLOTRON-PLUS (roche) e para o perfil hematológico será empregado o analisador hematológico POCH-100iV. Para análise estatística dos valores obtidos serão calculados a média e DP e também será aplicado o teste T para correlação dos valores entre sexos, onde o valor de P atribuído será P < 0,05.
Presidente - 1297519 - MOISES HAMOY
Interno - 1355163 - HILMA LUCIA TAVARES DIAS
Externo à Instituição - ALEXANDRE DO ROSÁRIO CASSEB
Notícia cadastrada em: 22/11/2013 16:34