Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA LIMA DA SILVA

DISCENTE: LUANA LIMA DA SILVA
DATA: 27/06/2023
LOCAL: ICB/UFPA

ELABORAÇÃO DE UM MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO PARA O LABORATÓRIO DE CITOGENÉTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Citogenética, Biossegurança, Procedimento Operacional Padrão, POP.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A Citogenética tem papel fundamental no diagnóstico de doenças cromossômicas. No Laboratório de Citogenética da Universidade Federal do Pará centenas de famílias recebem diagnósticos que ajudam a melhorar o tratamento e a vida dos pacientes. Para que um diagnóstico seja preciso e confiável, fatores como a qualidade do exame e a biossegurança na sua realização são fundamentais. Atualmente, a biossegurança tem sido amplamente estudada, avaliada e aplicada aos laboratórios de diagnóstico e pesquisa, por auxiliar na prevenção e minimização dos riscos inerentes às técnicas e processos realizados. Entretanto, existe uma carência de regulamentações, legislações, normativas e pesquisas que abordem a conduta dentro dos laboratórios de diagnóstico citogenético, deixando à serviço de cada um elaborar seus próprios documentos sobre a biossegurança e qualidade nos processos, através de manuais e protocolos. Objetivo: Elaborar um manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) das principais técnicas e processos realizados no Laboratório de Citogenética da UFPA. Método: Estudo do tipo metodológico desenvolvido em três etapas, (I) levantamento bibliográfico, (II) construção e produção de tecnologia gerencial do tipo Procedimento Operacional Padrão e (III) produção do Manual de Procedimentos Operacionais Padrão. A construção dessa tecnologia será de grande relevância para o apoio ao diagnóstico e ensino realizados nesse laboratório universitário, aumentando ainda a segurança e eficácia de que as atividades sejam desenvolvidas e disponibilizadas a comunidade.

Presidente - 1751742 - GREICE DE LEMOS CARDOSO
Interno - 2866164 - JACQUELINE CORTINHAS MONTEIRO
Interno - 1228042 - JOSE RICARDO DOS SANTOS VIEIRA
Externo à Instituição - ROBSON JOSE DE SOUZA DOMINGUES