Banca de QUALIFICAÇÃO: ROGÉRIO ANTONIO RIBEIRO RODRIGUES

DISCENTE: ROGÉRIO ANTONIO RIBEIRO RODRIGUES
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Instituto de Ciências biológicas – ICB (UFPA)

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PARA PREPARAÇÃO DE LÂMINAS HISTOLÓGICAS NO LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA ANIMAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZONIA – UFRA.

POP, Técnicas Histológicas

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

A histologia enquanto ciência já faz parte dos círculos acadêmicos, sendo de grande importância no ensino básico tanto para as ciências biomédicas quanto para as ciências veterinárias. Desde a sua consolidação no século XIX, ocorreram progressivos avanços principalmente quanto aos constantes processos de atualização da aplicação das técnicas de rotina em laboratórios de ensino padrão e de pesquisa. Tendo em vista a importância das técnicas histológicas enquanto mecanismo primordial para se elucidar as peculiaridades dos tecidos animais, sejam normais ou em algum nível patológico, o presente estudo tem como objetivo elaborar um procedimento operacional padrão (POP) para uniformizar as técnicas histológicas de rotina aplicadas as amostras de tecidos recebidas pelo Laboratório de Histologia e Embriologia Animal (LHEA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Atualmente, a produção das lâminas histológicas é realizada após treinamento teórico e prático ofertado ao discente recém aceito ao LHEA. Esse breve treinamento, geralmente é realizado pela coordenação do laboratório ou por seus orientandos, uma vez que esses são conhecedores da rotina interna do laboratório. A partir disso, o discente passa a reproduzir as técnicas baseadas nas instruções previamente fornecidas durante o treinamento. Diante da ausência de um manual técnico oriundo do próprio laboratório e produzido baseado na vivência prática interna, e tendo em vista o fato de que o laboratório não dispõe de um histotécnico para realizar a produção das lâminas histológicas, o presente trabalho irá produzir um POP para suprir a essa lacuna e auxiliar no processo de produção das lâminas histológicas no LHEA. Para tanto, a pesquisa será organizada em duas etapas: 1 – Revisão integrativa da literatura; 2 – Elaboração do Procedimento Operacional Padrão. Para a execução da primeira etapa, foram consultados portais de acesso a artigos científicos, tais como Google Acadêmico e Nacional Library of Medicine (PubMed) (Etapa 1). Essas ferramentas forneceram o arcabouço conceitual para a produção da primeira versão, assim como irão auxiliar no processo de produção da versão final do presente procedimento operacional padrão (Etapa 2). A produção do presente trabalho foi baseada nas informações obtidas em trabalhos científicos afins com o tema da presente pesquisa e na observação dos resultados obtidos durante o processamento das amostras, e realizando as adaptações pertinentes a realidade do LHEA.

Externo à Instituição - ELANE GUERREIRO GIESE
Interno - 363475 - ELIZABETH TEIXEIRA
Interno - 2776913 - MIONI THIELI FIGUEIREDO MAGALHAES DE BRITO
Presidente - 611.088.472-34 - RENE RIBEIRO DA SILVA - LANAGRO/PA